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Tudo começou quando Rita Melo e Carmo Alvim quiseram regressar aos bons tempos.
As duas amigas tinham usados socos quando tinham 14/16 anos e nunca mais os encontraram em Portugal. Assim nasce a XUZ.
“Achámos que, como nós, uma geração se lembrava desta vaga dos anos 80. Pesquisámos em Portugal onde se poderiam fazer socos, descobrindo que o nosso país tem uma enorme tradição de calçado em madeira, sobretudo no Norte com os tamancos serranos”, explicam-nos as responsáveis.
E assim, recriaram os modelos antigos numa marca moderna, reinventando-os com fivelas, bordados e outro tipo de aplicações. Estávamos no verão de 2008 e uma coleção mínima de 300 pares.
“A quantidade inicial da primeira coleção funcionou como um teste de mercado ao vivo e a resposta foi positiva porque nesse verão mais do que duplicámos a quantidade entregue”, afirmam Rita e Carmo.
A oportunidade existia e as saudades em voltar a calçar socos também. Por isso, Rita e Carmo criaram uma marca com personalidade própria e distintiva, com uma imagem que transmitisse os seus valores: inovação na tradição, recuperar o saber fazer de artesãos nacionais e o orgulho em ser 100% português.
10 anos depois…
A XUZ mantém a sua linha de calçado com sola de madeira esforçando-se sempre para encontrar novas tipologias e formatos das próprias solas, com desenhos e perfis inovadores e ensaiando a utilização de matérias diferentes.
“Ao longo destes 10 anos, a XUZ lançou novas linhas de calçado – que não utilizam madeira – e sempre se esforçou por ser irreverente, marcante e com personalidade própria, estando atenta às tendências mas não assumindo uma atitude seguidora”, referem Rita e Carmo.
Esta estação, a marca vai lançar um modelo com sola de madeira mas que alia outro material no salto (forrado), ficando mais leve e por isso mais confortável.
Com 60 pontos de venda e cerca de uma dezena fora, com destaque especial para Espanha e Itália, há também um projeto de vendas online que a XUZ quer fazer crescer de forma sustentada como um canal para a internacionalização e aumento da exportação.
“Portugal tem excelentes condições para o fabrico de calçado, com uma indústria bastante competitiva e com uma qualidade assinalável. Mas nesta indústria como noutras o esforço do “made in Portugal” mais do que uma moda, é bom que seja uma atitude do reconhecimento do que de bom se faz no nosso país”, rematam as empreendedoras.
Uma marca que diz que o segredo do sucesso é trabalhar com esforço e dedicação para que os próximos 10 anos continuem a ser de muita inovação.
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