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Nota: A rubrica “A Escolha do Consumidor” é um projeto de Branded Content, patrocinado pela ConsumerChoice, que dá a conhecer a visão das marcas premiadas na edição de 2024 nos prémios “Escolha do Consumidor” e “Escolha dos Profissionais”.
A Wells conquistou o Prémio “Escolha do Consumidor 2024”, atribuído pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação e Satisfação do Consumidor*, na categoria "Óticas".
Fundada com a missão de democratizar o acesso a produtos e serviços de saúde, beleza e bem-estar, a marca tem expandido consistentemente a sua atuação, tornando-se numa referência no mercado português.
O sucesso da Wells não se resume apenas aos produtos que oferece. A experiência do cliente está no centro de sua estratégia. Com profissionais altamente qualificados, incluindo optometristas e técnicos especializados, a marca assegura um acompanhamento personalizado desde o diagnóstico até à escolha da solução mais adequada para cada pessoa. Além disso, o compromisso com preços competitivos e campanhas acessíveis solidifica a relação de confiança com os portugueses.
Para determinar as “Escolhas dos Consumidores” são realizados estudos independentes e estatisticamente representativos com consumidores. Em quatro etapas é identificada a marca que gera maior satisfação e aceitabilidade na categoria.
Estes foram os atributos mais valorizados pelos consumidores, na sua relação com a categoria:
- Serviços oferecidos;
- Equipamentos modernos inovadores;
- Colaboradores qualificados: optometristas e técnicos de oftalmologia;
- Design, variedade e qualidade de produtos e modelos;
- Serviço de ajuste e manutenção de óculos.
Qual o maior desafio para conquistar hoje o consumidor?
O desafio atual para conquistar o consumidor reside na democratização do acesso a óculos graduados, combinando preços acessíveis com uma experiência omnicanal integrada, personalização e confiança.
A Wells distingue-se por oferecer pacotes de preços fechados e sem asteriscos, para que o cliente saiba exatamente o que tem de pagar.
Com 310 lojas, das quais 240 integram ótica, a Wells proporciona um serviço personalizado e consistente em cada uma. Este atendimento de qualidade é reforçado pela formação contínua das equipas, que assegura um serviço especializado, com exames visuais, ajustes imediatos e soluções personalizadas. Cada consumidor possui necessidades específicas, como astigmatismo, presbiopia ou miopia, e espera soluções de lentes e armações feitas à medida, que aliam conforto e qualidade a preços competitivos.
A experiência omnicanal da Wells oferece uma integração única entre o canal online e as suas lojas físicas. Por um lado, a loja online disponibiliza maior conveniência e maior variedade de gama. Por outro, as lojas físicas diferenciam-se pelo atendimento personalizado, exames visuais e ajustes in loco. O desafio está em conseguir oferecer uma experiência equivalente e complementar entre as duas tipologias de lojas.
Por último, a crescente procura por produtos sustentáveis e a responsabilidade social têm sido prioridades para a marca, refletindo-se em produtos feitos a partir de materiais ecológicos e em iniciativas que fortalecem a nossa reputação e compromisso junto dos consumidores. Com uma comunicação clara e direta, asseguramos ao cliente uma solução ajustada às suas necessidades, a um preço justo e com qualidade garantida.
Qual o “superpoder” que a marca Wells dá ao consumidor?
A marca Wells dá ao consumidor o superpoder de ver o mundo com clareza e estilo, garantindo saúde visual personalizada e confiança em cada escolha. E sempre de um modo fácil, simples, claro e conveniente, independentemente de barreiras económicas ou geográficas.
Quais os produtos ou serviços que nasceram da vontade do consumidor?
Estamos atentos ao mercado, às novas necessidades e tendências, e ouvimos continuamente o nosso cliente. Na Wells, a vontade do consumidor é um fator central que impulsiona a criação de produtos e serviços que vão ao encontro das suas necessidades e expetativas.
Temos investido fortemente na expansão das nossas lojas exclusivas de ótica e audiologia, conhecidas como lojas "stand alone". Nos últimos dois anos, acelerámos esta expansão para criar espaços mais amplos e dedicados a estes serviços, com uma estética moderna e focada na experiência de compra personalizada. Estas lojas oferecem agora serviços adicionais, como a personalização de óculos, uma vasta gama de modelos desportivos e um serviço de entregas rápidas em lojas selecionadas, o que enriquece a experiência do cliente e responde de forma prática e eficaz às suas preferências.
A par da expansão das lojas, temos introduzido novas marcas que trazem inovação e diferenciação à nossa gama, abrangendo todos os segmentos de consumo e garantindo que os nossos produtos chegam a todos os portugueses, independentemente do estilo ou poder económico. Muitas destas marcas exclusivas, como a WE, surgem da própria sugestão dos nossos consumidores e visam oferecer uma alternativa económica e de elevada qualidade, atendendo a uma procura crescente por produtos acessíveis e de confiança.
Quais os cinco fatores que fazem desta uma marca do futuro?
Por exemplo, na adoção de tecnologias de inteligência artificial que permitam melhorar a experiência do cliente, seja em loja, seja no online. A experiência de compra online poderá ser tão rica quanto a física, com ferramentas que simulam a visão corrigida e garantem a escolha certa.
Exames visuais remotos ou assistidos digitalmente também podem reduzir barreiras, oferecendo conveniência e precisão.
A integração fluida entre canais físicos e digitais, será fundamental. A ótica do futuro deverá desenvolver soluções omnicanal para garantir uma jornada integrada de cliente online e offline, promovendo, assim, uma experiência consistente e integrada, permitindo a transição fácil entre plataformas com suporte em ambos os ambientes.
O look & feel das lojas deverá acompanhar as tendências de mercado relativamente ao produto. Os óculos hoje em dia já não são apenas uma solução de saúde, são também uma afirmação de estilo. As lojas deverão modernizar-se e evoluir do ambiente clean tão característico dos negócios de saúde para um ambiente mais contemporâneo e trendy.
3. Equipas de especialistas e personalização extrema
O serviço deve ser a palavra de ordem para que as marcas sejam consideradas óticas de futuro. Seja na personalização de produto, adaptada às necessidades e realidades de cada cliente, seja ao nível de um atendimento superpersonalizado. O produto deve ser, cada vez mais, adaptado ao estilo de vida de cada cliente, seja ao nível das lentes e tratamentos, seja ao nível das armações, que podem ser adaptadas individualmente. A personalização do produto pode e deve ser alavancada por um atendimento em loja de excelência, com os melhores especialistas, garantido um serviço de qualidade que só será possível com uma aposta evidente em formação e desenvolvimento de equipas.
Cresce a procura por produtos sustentáveis e por marcas que demonstrem responsabilidade social. Por isso, a ótica do futuro terá de abraçar práticas sustentáveis, seja na escolha e desenvolvimento de produtos fabricados com materiais mais sustentáveis, seja no compromisso com iniciativas sociais, como fornecer exames e óculos a comunidades carenciadas. Isto reforçará o compromisso com a saúde visual acessível e sustentável, que é cada vez mais valorizado pelos consumidores.
5. Preços Competitivos e Acessibilidade
Esses cinco fatores irão certamente contribuir para uma ótica de futuro, capaz de atender às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente, consciente e digitalmente conectado.
*Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribui.
Todas as marcas eleitas “Escolha do Consumidor” e “Escolha dos Profissionais” foram submetidas a uma avaliação atual e real. Os seus critérios de avaliação são encontrados através de estudos multidisciplinares com consumidores (as principais variáveis que contribuem para a satisfação com as marcas) e metodologias adequadas a cada categoria de mercado.
Saiba mais aqui:
https://escolhadoconsumidor.com
https://escolhadosprofissionais.com
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