Newsletter
Pesquisa
As vendas de modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in ascenderam a 46 por cento de todos os automóveis Volvo vendidos em 2024.
A Volvo Cars anunciou que teve um segundo ano consecutivo de recordes em 2024, revelando que teve os valores mais elevados de vendas a retalho, receitas e lucros operacionais principais em 98 anos de história. No entanto, a empresa prevê um 2025 turbulento devido a condições de mercado difíceis.
“As receitas do ano inteiro excederam 400 biliões de coroas suecas pela primeira vez na história da empresa, devido a um novo recorde histórico de vendas de 763.389 automóveis. O seu lucro operacional principal de 27 biliões de coroas suecas, excluindo joint ventures e associadas, foi outro recorde e aumentou 6% em comparação com 2023. A margem operacional principal situou-se em 6,8%, acima dos 6,4% registados em 2023”, lê-se num comunicado de imprensa divulgado pela marca, no site.
Por sua vez, o resultado operacional do grupo no quarto trimestre foi afetado por “uma redução de 1,7 biliões de coroas suecas relacionada com os ativos da joint venture NOVO, antes de a empresa assumir o controlo financeiro total da NOVO do ponto de vista contabilístico”, refere ainda.
“2024 foi um ano com duas metades. Nos primeiros seis meses, registámos um forte crescimento de volume de dois dígitos. Mas, tal como o resto da indústria, tivemos um segundo semestre mais desafiante. A procura abrandou, o que teve um impacto no nosso ritmo de vendas e na rentabilidade subjacente. No entanto, podemos olhar para 2024 com um sentimento de realização em várias áreas e estamos bem posicionados para alcançar as nossas ambições a longo prazo”, afirmou Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars.
A empresa “vendeu 175.194 automóveis totalmente elétricos em 2024, um aumento de 54% em relação a 2023 e que representou 23% do seu volume total de vendas a nível mundial, a quota mais elevada entre todos os fabricantes de automóveis premium antigos”, refere a nota.
As vendas de modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in ascenderam a 46 por cento de todos os automóveis Volvo vendidos em 2024. “Este forte desempenho permitiu à Volvo Cars exceder os seus objetivos de CO2 definidos pela UE, proporcionando-lhe um excedente de créditos de carbono da UE em 2025”, destaca a marca.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.