Newsletter
Pesquisa
A viagem da Volvo Cars começou em 14 de abril de 1927, quando o primeiro modelo, o Volvo ÖV4, carinhosamente apelidado de "Jakob", saiu da fábrica em Lundby, na Suécia. “Este marco histórico não é apenas um reflexo da história da marca, mas também de um legado de inovação, segurança e sustentabilidade que a Volvo tem vindo a construir ao longo das décadas” – afirma a marca.
Fundada por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, a Volvo Cars tornou-se, ao longo dos anos, uma das marcas mais conhecidas e respeitadas no mundo automóvel, com presença em mais de 100 países. Desde o início, a missão da marca tem sido clara:
"Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança."
Com um enorme foco na segurança, a Volvo foi pioneira em diversas inovações tecnológicas, incluindo o desenvolvimento do cinto de segurança de três pontos, a introdução da terceira luz de travagem, airbags, a deteção de peões, ciclistas e animais com travagem automática, entre muitos outros avanços tecnológicos que tornaram os automóveis Volvo sinónimo de proteção.
Em 2025 a Volvo está a celebrar 98 anos e está numa etapa da sua história em que assume um compromisso sólido com a redução da sua pegada de carbono e pretende tornar-se completamente elétrica, com o objetivo de se tornar numa empresa ambientalmente neutra nos próximos anos.
Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 pessoas e operava em várias localizações globais, incluindo Gotemburgo (Suécia), Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA) e várias cidades na China, além de centros de pesquisa e desenvolvimento em Gotemburgo e Xangai.
Ao aproximar-se do seu centenário, a Volvo Cars reafirma os valores que sempre a guiaram: segurança, inovação e sustentabilidade. A marca quer continuar a ser uma referência mundial na proteção das pessoas e na criação de soluções de mobilidade que respeitam o meio ambiente, garantindo que o seu legado de mais de 98 anos de história continue a crescer e a inspirar gerações futuras.
Neste aniversário, a marca celebra não apenas as suas conquistas, mas também o compromisso de continuar a evoluir para um futuro mais seguro e sustentável.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.