Newsletter
Pesquisa
O objetivo é prevenir e evitar a exposição involuntária a ciberataques resultante de erro humano, ao capacitar os colaboradores para tomarem decisões informadas e seguras.
A Vodafone Portugal e a empresa de gestão de risco humano CybSafe acabam de anunciar que lançaram uma solução para promover uma cultura de cibersegurança proativa nas empresas.
Ao que divulgou um comunicado enviado às redações, a Vodafone Business Security Awareness foi apresentada esta quarta-feira no Porto, durante o Cybersecurity Day da Vodafone Business, evento anual destinado a sensibilizar para boas práticas e a divulgar ofertas tecnológicas específicas para a cibersegurança.
A finalidade é fornecer ferramentas virtuais que permitem não apenas medir, como melhorar a resiliência de cibersegurança dos colaboradores das empresas. Para tal, “cruza recursos oriundos de áreas como a inteligência artificial, os dados, a psicologia e as ciências comportamentais, no sentido de melhorar a consciencialização dos colaboradores e das organizações”, lê-se na nota de imprensa. Depois, mediante os comportamentos de risco identificados, é traçado um plano de treino personalizado para resolver as fragilidades detetadas.
A solução permite ainda às empresas (principalmente às pequenas) ter visibilidade do nível de maturidade das suas pessoas face à cibersegurança, uma vez que proporciona o acesso a ciber-assistência virtual em tempo real, bem como a mecanismos personalizados e cientificamente comprovados para incutir mudanças de comportamentos que ajudem os utilizadores a lidar e evitar riscos de cibersegurança.
Além disso, disponibiliza vários módulos de formação para reforçar a confiança na gestão de potenciais ciberameaças (como phishing ou ransomware, por exemplo).
A edição de 2025 do Vodafone Cybersecurity Day, onde a plataforma foi demonstrada, abordou o tema “A Humanização da Cibersegurança”, analisando questões cruciais relacionadas com a cibersegurança, com especial ênfase no fator humano (enquanto parte do risco, mas também da solução) e não apenas na tecnologia e nos processos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.