Newsletter
Pesquisa
O Grupo Vodafone efetuou a primeira videochamada móvel espacial do mundo a partir de uma zona remota e sem cobertura, situado no País de Gales, utilizando smartphones 4G/5G normais e a satélites.
A empresa de telecomunicações afirma que esta é a única tecnologia de satélite do seu género criada para oferecer uma experiência completa de banda larga móvel, que abre caminho à conetividade digital universal, à eliminação das lacunas de cobertura móvel e que permitirá a vários utilizadores em áreas sem cobertura móvel fazer e receber videochamadas, aceder à Internet e utilizar serviços de mensagens em linha. Um serviço que a Vodafone pretende disponibilizar entre o final deste ano e o início do próximo.
“Ao contrário dos atuais serviços baseados em satélite, os utilizadores não necessitam de uma antena especial, de um terminal ou de um telefone por satélite dispendioso para beneficiarem de uma conetividade de banda larga móvel completa. O serviço que receberão reflecte a experiência das redes móveis 4G e 5G existentes, permitindo-lhes utilizar smartphones do dia a dia para alternar automaticamente entre as redes espaciais e terrestres”, lê-se no comunicado global.
Tim Peake, astronauta, e Margherita Della Valle, Chefe do Executivo do Grupo Vodafone, assinalaram este marco significativo no novo gateway espaço-terra da Vodafone, que recebe e canaliza todos os sinais enviados do smartphone de um utilizador através dos satélites BlueBird do parceiro da Vodafone, AST SpaceMobile. Rowan Chesmer, engenheiro da empresa de telecomunicações, efetuou a histórica videochamada espacial para Margherita. Pode assistir ao momento no vídeo acima.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.