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A agência portuguesa tinha já
sido a responsável pela criação dos logotipos do UEFA EURO 2020 e da UEFA
Nations League.
A identidade visual do UEFA EURO
2024 foi revelada esta quinta-feira, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha
– país que vai receber o evento entre os dias 14 de junho e 14 de julho de
2024. Em causa está um logotipo que foi desenvolvido pela agência VMLY&R
Branding Lisboa.
Em comunicado de imprensa, a
agência esclarece que esta identidade visual nasce a partir das bandeiras das
55 nações associadas da UEFA, combinando as suas cores e refletindo a forma da
cúpula do Estádio Olímpico de Berlim, “que será a casa do futebol em 2024”. Uma
nova identidade visual que pretende promover a ideia de que o EURO é um evento “que
recebe todas as pessoas e celebra a diversidade”.
Depois de já ter desenvolvido as
identidades visuais do UEFA EURO 2020 e da UEFA Nations League, a agência de
branding portuguesa voltou assim a ser escolhida pela UEFA para desenvolver a
marca do próximo Europeu de Futebol.
A ideia de que o “futebol estará
ao acesso de todos e que todos estamos convidados a celebrá-lo” é, por sua vez,
o mote para o vídeo de apresentação da marca. O vídeo joga com visuais de
estádio e monumentos icónicos das cidades que irão receber o torneio, mostrando
fãs de diferentes nacionalidades a chegarem juntos à Alemanha, para celebrar o
evento.
A VMLY&R Branding Lisboa dá
ainda conta de que desenvolveu uma tipografia exclusiva a este propósito, que
teve na origem do seu desenho todos os alfabetos existentes na Europa – em vez
de recorrer ao processo habitual de desenvolvimento de uma tipografia, que é
adaptada do latim para os restantes alfabetos.
“Este é o início de uma nova era
para os UEFA EURO. É a primeira vez que um torneio é organizado por um país,
mas genuinamente pertence a todos os fãs de futebol”, aponta o diretor criativo
da VMLY&R Branding Lisboa, Hélder Pombinho, na mesma nota.
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