Newsletter
Pesquisa
Na emissão desta semana do Imagens de Marca viajámos até Braga para aquela que foi a maior concentração “toyotista” de sempre em Portugal. Mais de 600 amantes da marca nipónica estiveram no asfalto do Circuito Vasco Sameiro, em Braga, para celebrar os 50 anos da Toyota no mercado nacional.
Uma história que começa precisamente em 1968, quando Salvador Caetano decide trazer a marca para Portugal, numa altura em que ainda era praticamente desconhecida na Europa.
Em 1971, o lançamento da fábrica de montagem em Ovar, a primeira da Toyota em território europeu permitiu ultrapassar as contingentações próprias de importação, tendo sido um passo decisivo para o crescimento da marca no mercado nacional. Desde então, uma série de modelos de referência fizeram parte do quotidiano dos portugueses, como o próprio Corola – o primeiro modelo produzido em Ovar -, ou o Dyna. Automóveis que muitos portugueses conhecem bem e que ainda hoje fazem parte da memória coletiva.
Procurando preservar no ADN valores da cultura japonesa, como inovação, qualidade, fiabilidade e robustez, a marca tem hoje na tecnologia híbrida o seu motor de crescimento.
Os principais marcos da história em Toyota em solo português, e a estratégia de futuro da marca – a nível nacional e internacional – foram os principais temas da entrevista realizada pelo jornalista Francisco Branco ao Diretor Geral de Marketing e Vendas da marca em Portugal, Filipe Sousa Campos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.