Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Como em todos os grandes momentos de rotura ao longo da história, sempre
existirão dois tipos de pessoas: as que choram, e as que rapidamente começam a
vender lenços. Em que grupo você vai querer estar?
Iniciamos
agora o ano de todas as esperanças, o ano da (quase) pós-pandemia, o ano em que
já aprendemos a viver com novas rotinas, com distanciamento social, com
expectativa de vacinas, com trabalho remoto, com ausência de viagens e reuniões
presenciais, e acima de tudo o ano em que nos aproximamos mais dos valores e
das pessoas mais importantes, ainda que distantes fisicamente.
Assistimos,
ainda a quente, aos debates acalorados das várias teorias sobre o que
aconteceu, como lidamos com as situações, como os diversos Países reagiram, e
como foi mediatizado e politizada nos vários cantos do planeta a pandemia.
A pouca
distancia temporal, a juventude e consequente fragilidade e instabilidade dos
dados existentes ainda não permitem grandes ilações, aprendizados ou
avaliações, pelo que pressupomos que os debates e o contrates cada vez maior
entre as várias posições das mais alarmistas até as mais negacionistas, vão
continuar por longos desgastantes meses.
As vozes mais
ecoadas têm pouca ou nenhuma base científica, enquanto os verdadeiros peritos
ainda se encontram focados, e bem, na frente de combate, sem tempo para
teorizar ou avaliar cenários.
Mas de tudo
isto se ocupará a história, os historiadores e os analistas. Teremos conteúdo
para as próximas gerações.
Enquanto
isso, assistimos a alterações significativas nos mercados, no comportamento do cidadão
consumidor, cliente, na economia como um todo.
Como reagir a
tanta alteração em tão pouco tempo, como se adequar a uma realidade que se
alterou de forma tao súbita e que na sua grande maioria não voltará mais, como
enfrentar os desafios que de repente surgiram na nossa frente?
Como em todos
os grandes momentos de rotura ao longo da história, seja por grandes guerras,
seja por fenómenos naturais ou políticos, seja por outros fenómenos de igual
impacto, sempre existirão dois tipos de pessoas: as que choram, e as que
rapidamente começam a vender lenços. Em que grupo você vai querer estar?
A capacidade
com que alguns negócios e alguns empreendedores rapidamente compreenderam a
mudança de paradigma e se voltaram para o lado da oportunidade não para de me
surpreender positivamente, São milhares de exemplos que escutamos diariamente
de como as pessoas souberam se reinventar, souberam encontrar mercado, souberam
ser ágeis e ter foco no essencial, e rapidamente terem êxito em mercados,
produtos ou serviços que muito provavelmente nem existiam apenas uns meses
atras.
A utilização
das plataformas digitais como o Facebook, Instagram, Google, Twitter ou mesmo
Pinterest, Snapchat e espantem-se, TikTok, veio facilitar muito a rápida
implementação de novas ideias de negócio, veio permitir rápidas aprendizagens,
correções e melhorias, encurtando processos de lançamento de novas ideias e
serviços de anos para algumas semanas, alem de uma diminuição drástica da
necessidade de investimento para esses projetos.
Desiludam-se
os que esperam pacientemente que o mundo volta a Fevereiro de 2020. Esse mundo
não volta mais, a rápida digitalização e a mudança de alguns paradigmas
importantes vieram para ficar e para mudar a forma como nos organizávamos como
sociedade, como empresa, como educação, como entretenimento, enfim, como
cidadãos.
As grandes
plataformas e os grandes players mundiais de tecnologia e ecossistema digital
tiveram em 2020 o seu melhor ano, com taxas de crescimento ímpares e com rápida
introdução de novos produtos, features ou complementos, e essa tendência apenas
está começando.
Faça uma
analise rápida do seu mercado, olhe para a sua concorrência, veja para onde
estão indo os consumidores, de que forma se alterou a sua jornada de consumo
desde Marco do ano passado, e de que forma e em que grau essa alteração veio
para ficar, veja como o seu modelo de negocio, os seus economics se alteram com
isso, e veja como você deve e pode reagir, adaptar, alterar, transformar e
tirar o máximo partido desses novos cenários que agora serão os mercados de
futuro.
Acima de tudo
faça a sua escolha, quer chorar ou prefere vender lenços?
Eu já
escolhi...
“Out of adversity comes opportunity. “- Benjamin
Franklin
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.