Newsletter
Pesquisa
Foi há precisamente uma semana que os Estados Unidos foram a votos para as eleições presidenciais. Como resultado, o candidato republicano Donald Trump venceu em todos os estados considerados decisivos na corrida à Casa Branca, tendo somado 312 votos eleitorais contra os 226 da candidata democrata Kamala Harris.
Para analisar o impacto que a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA terá nas empresas portuguesas, o Imagens de Marca esteve à conversa com João Duque, economista e presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que sugere que, havendo uma alteração de política, com uma possível aplicação de direitos aduaneiros de 10% aos produtos importados da União Europeia (UE) prometida pelo republicano, haverá impactos comerciais, que vão acabar “por chegar às empresas portuguesas”.
Entre os setores que terão tendência a ser os mais afetados, João Duque antecipa que serão os de “exportação para consumo, e para classes mais desfavorecidas, portanto com menos poder de compra”, desde que tenham um “concorrente local”. Por sua vez, para empresas exportadoras de “produtos de sofisticado valor”, o impacto “pode não ser significativo”. “O mercado norte-americano é que vai pagar mais por eles”, acrescentou.
No entanto, o economista realça a “tónica positiva”, uma vez que Trump comprometeu-se a impor taxas aduaneiras bastante mais pesadas a produtos chineses. “Apesar dos portugueses, em alguns casos, aumentarem o preço, poderão ficar agora mais próximos de preços de produtos chineses”, frisou.
O também presidente do ISEG aconselha ainda os empresários portugueses a “fazer uma análise de mercado”, para “tentar antecipar” aquilo que o que poderá ser um impacto que se prevê “sensível”.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.