Newsletter
Pesquisa
A campanha “The Truth Is Worth It” (“A Verdade Vale a Pena”), desenvolvida pelo The New York Times, tem colocado em destaque todo o dinheiro e trabalho investido e necessário para se fazer jornalismo investigativo, informativo e de qualidade. Agora, novos anúncios desenvolvidos pela Droga5 focam-se na coragem que é requerida aos repórteres para o desempenho da sua profissão, na medida em que têm, muitas vezes, que desafiar as autoridades para descobrir as verdadeiras histórias.
Na Birmânia, o governo encobriu informação relativa ao genocídio de que foi alvo o povo rohingya, uma minoridade étnica no país. Para aceder a tal, uma repórter do The New York Times fingiu estar doente para poder entrevistar alguns refugiados, em vez de estar presente nas visitas oficiais organizadas para a imprensa. Desta feita, a jornalista passou a ter conhecimento daquilo que aconteceu com aquele povo: aldeias queimadas, assassinatos e violações, todas ações da responsabilidade dos militares.
Para além deste enredo, que é contado através de um dos novos filmes da campanha, um outro anúncio conta as vivências de Azam Ahmed, jornalista do The New York Times no México e que, a certo momento, apercebeu-se que havia algo de estranho com o seu telemóvel. Posteriormente, um advogado conseguiu confirmar que o governo local estava a aceder ilegalmente aos dispositivos eletrónicos dos seus críticos, algo que Ahmed conseguiu provar, ao mesmo tempo que o próprio governo observava todo esse procedimento.
Anteriormente, esta campanha tinha já conseguido mostrar o longo trabalho envolvido na descoberta da verdade no que diz respeito ao procedimento de separação de crianças migrantes das suas famílias em território norte-americano.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.