Tendências no Marketing para 2025

Pesquisa

A opinião de Alberto Rui Pereira
Tendências no Marketing para 2025
18 de Dezembro de 2024
Tendências no Marketing para 2025
Tendências no Marketing para 2025
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Tendências no Marketing para 2025
Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O setor do marketing e da publicidade está em constante evolução, e o seu futuro depende de vários fatores, desde a inovação ao desenvolvimento de novas tecnologias, assim como a sustentabilidade e a economia.


O que podemos esperar em 2025?


Como é habitual todos os anos, o impacto das condições económicas nas estratégias de marketing é ponderado pelos profissionais do setor. E o ambiente é otimista. A economia em Portugal vai avançando a ritmo de cruzeiro com estabilidade e moderação, e o próximo ano deverá seguir a tendência de evolução de 2024. O país está a viver um ressurgimento, a par com outros países, os chamados PIGS, onde se incluem também, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, que conseguiram “levantar a cabeça” e controlar a inflação, desemprego, o défice público e aumentar a produtividade.


Não obstante, o cenário de incerteza política, económica e social na Europa, com países tradicionalmente fortes a mostrar sinais de fragilidade, pode ter consequências para a economia portuguesa. Além disso, as guerras, com risco de escalada, e sem perspetivas de resolução num horizonte próximo, exercem um impacto global, afetando o comércio internacional, os preços e a distribuição, e gerando outras disrupções que comprometem o modelo da nossa sociedade. A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos poderá também ter repercussões na União Europeia, desde o comércio (com políticas de isolacionismo norte-americanas que podem impactar as relações comerciais com a Europa), até à segurança e estabilidade.


Neste contexto, e embora a economia portuguesa se mantenha estável, a previsão de crescimento para a maioria dos setores, incluindo o do marketing, será positiva, mas cautelosa.


Assim sendo, e com base no mais recente estudo da Magna, em 2025, espera-se que as receitas publicitárias em Portugal mantenham a tendência de crescimento de cerca de 6%, ultrapassando os 900 milhões de euros, alinhada com o mercado a nível global. Esta tendência positiva acompanha as previsões do FMI que estimam um crescimento da economia portuguesa de 1,9% (2024) para 2,3% em 2025. Sendo um país com uma economia em crescimento que valoriza os Meios de Comunicação Tradicionais, prevê-se que este segmento registe um crescimento de 5.1%, impulsionado pela atividade de setores como o Retalho, Automóvel, Apostas e Telecomunicações.


A nível de mix de media, a tendência dos últimos anos continuará a observar-se. As receitas publicitárias televisivas deverão crescer (3%) e continuar a liderar as receitas relativamente aos outros media em Portugal, ultrapassando as redes sociais. O Digital deverá continuar a crescer a um ritmo rápido, especialmente com foco no vídeo como um canal fundamental para o marketing, prevendo-se um aumento de 10% no próximo ano. Nos vários segmentos de publicidade digital, podemos esperar um aumento mais significativo das redes sociais, seguido do vídeo digital e do search impulsionado pelo crescimento do retail media.


O ano de 2025 também deve trazer crescimento para o meio Outdoor, com a perspetiva de alcançar uma quota significativa (cerca de 10%). Também o segmento de Audio (Radio e Podcasts) deverá registar dinamismo. Embora as previsões económicas não indiquem grandes oscilações, 2025 será, provavelmente, um ano de profundas transformações no setor de marketing. A integração das tecnologias avançadas e as inovações tecnológicas, como a inteligência artificial generativa, particularmente na criação de conteúdos, moldará o setor. Entre as tendências a destacar para 2025, a sustentabilidade posiciona-se como uma obrigação para as empresas tornando-se um driver estratégico para as marcas que procuram responder, de forma autêntica e realista, à crescente procura dos consumidores por um estilo de vida mais sustentável.


No mundo digital, o crescimento da economia dos criadores de conteúdo, ou “Creator Economy”, continuará a ser um pilar fundamental das estratégias de marca, devido à sua autenticidade e capacidade de construir confiança com comunidades específicas.


Por fim, atrair a atenção do consumidor deverá ser um desafio ainda maior em 2025, e as estratégias para envolver e reter os públicos terão de ser mais inteligentes e inovadoras.


Brand & Craft
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Tendências no Marketing para 2025

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Tendências no Marketing para 2025

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile