Newsletter
Pesquisa
As alterações vão ao encontro das declarações de Pavel Durov esta semana, nas quais garantiu que a plataforma já tinha iniciado alterações para combater conteúdos ilícitos.
Quase duas semanas após a detenção de Pavel Durov, CEO do Telegram, a plataforma eliminou discretamente da área FAQ da sua página oficial a linguagem que indicava que as conversas se encontravam protegidas contra pedidos de moderação.
Pavel Durov, que foi detido em Paris, França, por suspeitas de permitir que “atividades criminosas continuassem sem impedimento da aplicação de mensagens”, emitiu uma declaração onde prometeu moderar o conteúdo na plataforma, noticia o The Verge.
“O aumento abrupto do número de utilizadores do Telegram para 950 milhões causou dores de crescimento que tornaram mais fácil para os criminosos abusarem da nossa plataforma”, referiu Durov. E continuou: “Por isso estabeleci como meu objetivo pessoal garantir que melhoremos significativamente as coisas a esse respeito. Já iniciámos esse processo internamente e, muito em breve, partilharei convosco mais detalhes sobre o nosso progresso”.
Nesse sentido, algumas alterações parecem já estar a ter efeito, dado que a página de FAQ da empresa foi alterada nas últimas 24 horas. Na secção intitulada “Há conteúdo ilegal no Telegram. Como faço para retirá-lo?”, anteriormente a resposta à questão era: “Todos os chats e chats em grupo do Telegram são privados entre os seus participantes. Não processamos quaisquer pedidos relacionados com eles”.
Agora, a resposta é: “Todas as aplicações do Telegram têm botões ‘Denunciar’ que permitem assinalar conteúdos ilegais aos nossos moderadores”. Além disso, aparecem instruções sobre como denunciar mensagens.
Recorde-se que, segundo a Axios, citada pela Reuters, Pavel Durov foi detido no âmbito de uma investigação sobre a alegada falta de moderadores no Telegram, que permitia conteúdos ilícitos na plataforma.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.