Newsletter
Pesquisa
Um estudo realizado recentemente pelo instituto de pesquisa Murphy Research, intitulado “Apposphere: How the Apps You Use Impact Your Daily Life and Emotions”, pretendeu averiguar o que os utilizadores das redes sociais mais conhecidas sentem quando acedem a cada uma delas.
Revelando o que faz com que grande parte das pessoas utilize estas plataformas digitais estudadas, nomeadamente o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Snapchat, e o que estas depreendem das mesmas, este estudo concluiu que o Facebook e o Instagram são utilizados, respetivamente, para manter o contacto com as novidades relativas aos familiares e celebridades, ao passo que o Snapchat é utilizado para contactar com os amigos mais íntimos.
Por outro lado, os inquiridos revelaram aceder ao Twitter de forma a tentarem estar atualizados relativamente aos mais recentes acontecimentos, bem como para seguirem discussões de interesse, ao passo que o YouTube é utilizado como meio de aprendizagem relativamente a produtos e assuntos de interesse.
Depois de terem sido conduzidas 1005 entrevistas a utilizadores de idades compreendidas entre os 13 e 44 anos, foi possível inferir a influência que a utilização destas aplicações têm no estado emocional daqueles que a elas acedem. De facto, o Snapchat foi a rede social mais amplamente associadas a valores positivos por parte dos inquiridos, visto que estimula o lado criativo e feliz dos seus utilizadores. Nesta classificação, seguem-se o YouTube e o Instagram, na medida em que estão associadas a valores como o entretenimento e a inspiração.
Por outro lado, o Facebook e o Twitter estão associados a valores negativos: por exemplo, o microblog encontra-se altamente ligado a sentimentos de solidão, depressão e culpa. No entanto, o Facebook acaba por se destacar positivamente pelo seu valor de entretenimento e de curiosidade.
Por fim, esta investigação concluiu que o Twitter e o Snapchat são as aplicações a que mais se recorre quando as pessoas estão altamente deslocadas: em eventos sociais, o Snapchat é a plataforma mais utilizada (14%), sendo seguida pelo Twitter (10%). Como forma de ocupar o tempo livre, o Facebook e o Instagram foram apontadas como as plataformas preferidas.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.