Sim, os homens portugueses também podem usar sunga!

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Orange Peel Swimwear
Sim, os homens portugueses também podem usar sunga!
12 de Julho de 2024
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Sim, os homens portugueses também podem usar sunga!
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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Nasceu há pouco mais de um mês e promete convencer os homens portugueses a usarem sunga neste verão. A Orange Peel Swimwear chegou para quebrar preconceitos e vestir todos os amantes do sol e da praia.

 

A história começou a ganhar vida na cabeça de Mariana Magalhães numa viagem ao Rio de Janeiro, no início de 2020, ainda antes da pandemia. Foi lá que se apercebeu que os homens brasileiros frequentam as praias de sunga, com toda a naturalidade e sem quaisquer complexos. Em Portugal, pelo contrário, muitos ainda optam por usar calções de banho compridos, pelo que, quando se querem bronzear, são obrigados a dobrar os calções.

 

Mariana, que tem formação em design de moda, e experiência como consultora de marcas e negócios ligados a esta indústria, achou que esta questão poderia ser facilmente resolvida com uma peça menor e mais prática. Foi aí que se fez o clique para a criação de um projeto que se afirma pioneiro: é a primeira marca portuguesa a ter como core business sungas para homem.

 

“A Orange Peel Swimwear nasce, por um lado, da aceitação dos nossos corpos e imperfeições para nos permitir entender que todos os homens podem usar sunga. Por outro lado, a metáfora de descascar a laranja, ou seja, de nos descascar, despir, faz todo o sentido na base criativa da marca para provocar a ação”, explica Mariana Magalhães, em entrevista ao Imagens de Marca.


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Durante o benchmarketing chegou à conclusão de que o consumidor masculino português, na sua generalidade, não é recetivo ao uso de sungas e que existem algumas conotações bloqueadoras em relação a esta pequena peça de banho. Mas, porque na “Orange Peel não existe espaço para caixas ou preconceitos”, a marca tem precisamente como missão ser uma força desbloqueadora neste aspeto.

 

“Só mesmo uma parte de consumidores ligados ao desporto e a comunidade gay usam assumidamente sunga. Se pensarmos nos nossos pais e tios nos anos 80, todos usavam sunga. Se pensarmos em conforto, liberdade de movimentos, apanhar sol sem a preocupação da marca, então pensamos em sunga. É nossa missão mostrar todos os benefícios e reverter o mercado!”, afirma.

 

O processo de habituação promete ser longo, mas Mariana está convencida de que esta lacuna no mercado merece ser explorada. A Orange Peel, além das sungas, aposta também nas camisas, chapéus e bonés, e apresenta para já uma coleção com 3 “drops” (pequenos temas que são lançados a cada 3 semanas sensivelmente): “Sunset Hues”, “Timeless Collection” e “Azure Escape”. O objetivo é apresentar um conjunto cada vez mais diversificado de peças e ser a marca de sungas com “mais fits, cores, estampados, qualidade e as mais confortáveis”.


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Mesmo para quem já é amante deste tipo de swimwear, há dois detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de comprar: as sungas têm tecido duplo para que, com futuras lavagens, sejam assegurados os níveis de qualidade, conforto e durabilidade; os sacos onde são enviadas as sungas são impermeáveis para que o restante conteúdo do saco de praia não seja molhado numa ida à praia.

 

Apesar de ter abraçado recentemente um novo desafio, como brand manager de uma marca nacional, Mariana está focada no crescimento deste projeto e torná-lo uma referência no universo do swimwear masculino a nível internacional.

 

“No B2C a venda está aberta para todo o mundo. Acredito que a expansão e internacionalização da marca passará pelo apoio do canal B2B, que nos permitirá entrar com a marca nos países onde acreditamos que existe uma grande elasticidade de mercado e onde temos identificado o lifestyle do nosso público-alvo. Estamos trabalhar para ainda este verão testar um mercado europeu, para medir a elasticidade e potencial do mesmo. A nossa aposta na Europa passará pela Grécia, Itália e Espanha. E num futuro próximo queremos cruzar o oceano e entrar nos EUA”, afirma a profissional.

 

Mas a ambição não se fica por aqui e passa também pela criação de uma comunidade em torno da marca – a “Orange Peel Boys Community”: “Queremos que os nossos clientes se sintam parte de algo maior, de um lifestyle e de uma paixão comum – o sol, a praia, o verão! Queremos que sintam o quão confortável e libertador é usar uma sunga”.

 

Partido do slogan assumidamente provocativo da marca, é caso para dizer: homens portugueses, “see you peeled in the sun”! 

 

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