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É certo que desde que se começou a estudar a comunicação nunca existiu um modelo definitivo que se conseguisse afirmar com toda a certeza que é 100% eficaz a passar a mensagem. O aforismo escrito por Marshall McLuhan “o meio é a mensagem” continua tão atual como na altura em que foi proferido e numa altura em que o negócio da Big Data já vale mais que o petrolífero, já não temos que andar a adivinhar racionais criativos nem planos de comunicação, uma leitura certeira dos números faz isso por nós, e claro, muita tentativa/erro.
Esta é apenas uma de muitas teorias de comunicação que quem estar à frente dos tempos põe em prática para ser mais eficaz e conseguir alcançar melhores resultados. Mas como funciona isso ao certo? Há uns meses cruzei-me numa das minhas reportagens com o Francisco Morgado Véstia, country manager da SamyRoad em Portugal. Aproveitei a ocasião para o entrevistar e trazer o testemunho de uma empresa que vê no Big Data a chave para uma comunicação mais eficaz num mundo digital em todo o género de conteúdos compete pela atenção dos consumidores.
Mas o testemunho de Francisco vai ao encontro do que me disse Eric Fulwiler, não há muito tempo.
Eric é diretor executivo da VaynerMedia, a empresa do ‘brofluencer’ e estrela do YouTube, Gary Vaynerchuck. Durante a ClickSummit, em Portugal, Eric explicou-me que o poder da Big Data confere às empresas uma capacidade de precisão na criação e disseminação de um conteúdo que não existia antes. Portanto, será este o futuro da comunicação?
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