Newsletter
Pesquisa
Num bosque denso, com árvores que tocam o infinito e nos fazem semicerrar os olhos quando olhamos para o seu cume, que dançam ao ritmo de uma brisa que traz um cheiro a musgo, misturado com aroma a folhas de loureiro e eucalipto, nascem as Termas de Luso, que repousam no colo da serra do Bussaco. Um local com características únicas e que o sucesso de quem recorre aos seus tratamentos é em parte promovido por este enquadramento, quase mágico, digno das mais belas descrições literárias.
Miguel Torga escreveu sobre este lugar “Há horas sentimentais que necessitam de ser comemoradas em lugares assim, ao mesmo tempo bonitos e emblemáticos. Ficam mais perenes no coração, nos olhos e na lembrança. “
Uma união milenar que começa numa gota de chuva e que percorre o sistema “vascular” do Bussaco, atravessando quartzitos, atingindo o coração a cerca de 500 metros de profundidade, que a acolhe e aquece a mais de 30°C. Um aquífero singular, que termina na Vila de Luso, criando uma barreira impermeável, e a obriga a revelar-se, exsurgindo à superfície a uma temperatura de cerca de 28°C, de uma forma natural, artesianismo repuxante.
Foi em 1974 que se iniciou a captação tubular, vertical que permitiu reservar a Fonte Termal para o Termalismo. A captação desta água tem sido sustentada pelas melhores tecnologias, evoluindo de uma forma sustentável, segura e rigorosa.
A Água Termal Luso é hipossalina, silicatada, cloretada, sódica e potássica, de baixa mineralização, sendo considerada uma água levíssima. A temperatura de 28°C atribui-lhe a designação de Mesotermal.
As características únicas, fazem com que esteja indicada para o tratamento de diversas patologias, nomeadamente, doenças do aparelho nefro-urinário (litíase e insuficiência renal), doenças crónicas de pele, doenças do aparelho circulatório (hipertensão arterial), metabólicas (diabetes, gota e hipercolesterolémia), do aparelho respiratório (bronquite, rinite e sinusite crónica) e as doenças reumáticas e músculo-esqueléticas (artrose, espondilose, tendinite e fibromialgia).
Uma abordagem holística é a filosofia dos tratamentos das Termas de Luso, que leva em consideração a importância da mente e do corpo na busca pela saúde e bem-estar. Tratar o indivíduo de forma integral, considerando todas as suas dimensões, promovendo a saúde na sua totalidade, dando sentido à velha máxima mente sã, corpo são.
Esta estância tem à sua disposição um Medical Center, edificado no ano de 1893, projeto do gabinete do famoso Arquiteto Gustave Eiffel. A piscina termal ainda hoje é considerada uma das piscinas termais mais bonitas da Europa. A beleza do espaço abraça a Reabilitação Física, munida de profissionais de excelência, fisioterapeutas, técnicos especializados e uma equipa de médicos experientes. A vertente Prevenção deste Medical Center oferece a hidrocinesioterapia, uma técnica de hidroterapia abrangente e adaptável a diferentes objetivos e populações, aqui não há idade, conjugando de forma harmoniosa o bem-estar que a Água Termal proporciona com a diversão e o convívio.
O verdadeiro SPA Termal, onde pode usufruir de diversos tratamentos que são verdadeiros rituais, de água, de massagem, cuidados do corpo e rosto, a dois ou sozinho(a), sem esquecer a maternidade. Proporcionando uma experiência completa de relaxamento e bem-estar num conceito multissensorial que explora a intimidade e o encanto dos sentidos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.