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Em causa está o facto de o candidato republicano ter proposto a aplicação de direitos aduaneiros de 25% às importações mexicanas, o que poderá traduzir-se em aumentos significativos dos preços de algumas marcas de vestuário e calçado mais populares.
Com o limiar dos 270 grandes eleitores já ultrapassado, os principais meios de comunicação norte-americanos já anunciaram oficialmente, esta quarta-feira de manhã, que Donald Trump é o vencedor destas eleições presidenciais nos EUA.
Embora a contagem dos votos ainda não esteja concluída [à data de publicação deste artigo], a verdade é que Trump já fez o discurso de vitória e está a um passo daquele que poderá ser o seu segundo mandato à frente da Casa Branca. E a sua vitória pode trazer más notícias para algumas marcas sediadas em solo norte-americano. Uma vez que o candidato republicano propôs a aplicação de direitos aduaneiros de 25% às importações mexicanas, isso poderá traduzir-se em aumentos significativos dos preços das marcas de vestuário e calçado mais populares, noticia o Quartz.
Se Trump cumprir a sua promessa e aumentar as taxas sobre as importações do país vizinho, empresas como a Levi's, a Nike, a Patagonia, a New Balance e outras grandes marcas, que fabricam uma parte muito importante dos seus produtos no México, poderão não ter outra alternativa senão transferir esses custos para os consumidores.
Embora alguns fabricantes norte-americanos possam ganhar com essas taxas, o impacto global pode ser prejudicial para os consumidores. De acordo com a National Retail Federation (NRF), citada por aquele órgão de comunicação social, as taxas propostas poderão reduzir o poder de compra dos norte-americanos em cerca de 46 a 78 biliões de dólares por ano. Por exemplo, o preço do calçado desportivo poderá aumentar de 50 para 64 dólares.
Com as taxas sobre a importação de produtos originários do México, as calças de ganga Levi's (que fabrica o modelo “501” no México) podem disparar de 79,50 para 99,38 dólares. Por sua vez, os preços dos produtos da Nike também poderão atingir o pico de crescimento e um par de ténis do fabricante norte-americano de artigos desportivos poderá custar 187,50 dólares (em comparação com o seu valor atual de 150 dólares).
Com as taxas prometidas por Trump, os preços da Patagonia também poderão ser alterados, cujos clássicos casacos de penas poderão ver o seu preço aumentar de 60 dólares para 300 dólares.
Embora não seja uma marca nativa dos Estados Unidos, a Adidas também fabrica parte dos seus produtos no México, incluindo os seus famosos ténis “Ultraboost”. E o preço deste calçado em particular poderá passar de 135 para 168,75 dólares com as taxas que Trump planeia impor às importações do país vizinho.
A New Balance, apesar de fabricar muitos dos seus produtos nos Estados Unidos, também subcontratou a produção de alguns dos seus artigos no México e noutros países. Se as taxas de Trump se concretizarem, alguns ténis da marca poderão ver o seu preço aumentar entre 25 e 125 dólares.
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