Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?

Pesquisa

Estudo
Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?
12 de Janeiro de 2024
Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?
Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Os canais de televisão abertos e os motores de busca continuam a liderar o ranking de indispensabilidade no que toca à procura de informação por parte dos portugueses. Em 2023, verificou-se um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais, face ao ano passado.


Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.


O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.


Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?


Mas o pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem três pontos (pp.), tal como os motores de busca.


Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?


Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.


Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?


Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.


O YouTube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção, o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.


Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?


“Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens”, explica no relatório Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network.


“No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema”, acrescenta.


Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Redes sociais vs Media. Quais os mais credíveis para os portugueses?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile