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Os canais de televisão abertos e os motores de busca continuam a liderar o ranking de indispensabilidade no que toca à procura de informação por parte dos portugueses. Em 2023, verificou-se um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais, face ao ano passado.
Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.
O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.
Mas o pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem três pontos (pp.), tal como os motores de busca.
Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.
Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.
O YouTube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção, o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.
“Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens”, explica no relatório Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network.
“No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema”, acrescenta.
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