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Vivemos na era das redes sociais. Muitos de nós estamos constantemente expostos a elas. Mas qual é a sua verdadeira influência nas nossas vidas?
É sobre as plataformas 2.0 que incide o estudo “Enganchados a la dopamina: el uso de las redes sociales” da Passport-Photo Online. 84% dos inquiridos nesta análise considera as redes sociais “aditivas”. Também 84% estima que elas reduziram significativamente a sua capacidade de atenção.
78% das pessoas afirma que as redes sociais despertaram o chamado “monstro da inveja”, fazendo com que hoje em dia muitos tenham ciúmes das vidas dos outros (ainda que saibamos que o cenário perfeito plasmado nas redes sociais esteja bem longe da realidade).
Ainda assim, nem tudo é negativo quando falamos deste tipo de plataformas. As principais vantagens associadas prendem-se com a possibilidade de estarmos mais conectados com amigos e familiares (40%), partilhar notícias sobre eventos importantes (39%), chegar a grandes audiências (37%), estabelecer relações (36%), descobrir fontes de informação e aprendizagem valiosas (34%) e encontrar um meio para a criatividade e autoexpressão (30%).
Além disso, 94% dos inquiridos acredita que a utilização das redes sociais no trabalho ajuda a repor energias. 83% dos trabalhadores considera que as plataformas 2.0 são úteis para estabelecer contactos e encontrar novas oportunidades de trabalho. Ainda segundo este estudo, 43% dos trabalhadores investe quase 30 minutos por dia nas plataformas 2.0 mais populares, enquanto 39% dedica diariamente em média entre 31 e 59 minutos a estas redes.
As redes sociais mais utilizadas em 2022 são o Instagram (70%), WhatsApp (67%), YouTube (66%), Facebook (65%), Twitter (52%), Snapchat (33%) e TikTok (31%).
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