Newsletter
Pesquisa
“Querido Pai Natal este ano portei-me bem… reciclei, usei menos sacos de plástico, usei a água fria do banho para regar as plantas, deixei de gastar palhinhas e prometo para o ano ter um natal mais sustentável.”
Este deveria ser o primeiro parágrafo das cartas ao Pai Natal que todos os portugueses deveriam escrever, ou pelo menos passar aos seus filhos. O Observador Cetelem Natal 2019 procurou conhecer as preocupações ambientais e solidárias dos portugueses na quadra natalícia e os dados não foram animadores para o meio ambiente.
Apenas 22% dos inquiridos referem preocupar-se em tornar o Natal ambientalmente mais sustentável e também apenas 18% revela aproveitar esta altura para participar em iniciativas solidárias.
No que toca aos embrulhos 12% dos inquiridos diz recorrer a materiais recicláveis para os embrulhos, enquanto 7% admite reutilizar embrulhos de anos anteriores.
Há ainda quem reutilize os enfeites de Natal e crie os presentes que pretende oferecer, mas de 0 a 100, são apensa 4% em ambas as categorias.
Contas feitas 67% indica que não coloca em prática qualquer iniciativa ambientalmente sustentável nesta altura. O número daqueles que não tem qualquer hábito solidário no Natal é igualmente alto, 73% dos portugueses não manifestam qualquer preocupação em ajudar o próximo.
Este inquérito abrangeu uma amostra de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.