Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
As limitações sociais impostas no contexto da pandemia levaram os portugueses a recorrer à tecnologia para conhecerem novas pessoas.
As limitações sociais impostas no contexto da pandemia levaram os portugueses a recorrer à tecnologia para conhecerem novas pessoas.
Desde aplicações de encontros, a redes sociais ou fóruns, milhões de utilizadores fazem regularmente novos amigos online. De acordo com o estudo da Kaspersky, 30,4% dos portugueses revelam que são mais extrovertidos e confiantes no mundo digital do que quando se relacionam com alguém na vida real.
Segundo a investigação da Kaspersky, 26% dos inquiridos que utilizam redes sociais ou fóruns online afirmaram mesmo que se torna mais fácil conhecer novos amigos online do que pessoalmente.
Mas o online também apresenta grandes desafios, já que o aumento das relações virtuais tem feito com que muitas pessoas se sintam ainda mais isoladas e sós. Ainda assim, para 14% dos portugueses a ligação emocional que têm com os amigos no mundo online é mais forte do que com aqueles com que se relacionam pessoalmente.
"Embora possa parecer um paradoxo, a verdade é que o digital continua a permitir aproximar pessoas fisicamente distantes, mas também pode gerar distanciamento - e, em casos mais extremos, pode levar ao isolamento social. Apesar da internet e das tecnologias terem sido um suporte fundamental na altura do confinamento, não nos podemos esquecer que os contactos afetivos e sociais são muito importantes para o desenvolvimento social e para quebrar a solidão - nos mais velhos, mas também nos mais novos", explica em comunicado Ana Rita Salazar, psicóloga.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.