ghost image socials
Segundo a Organização Mundial de Saúde
Portugueses consomem mais álcool que os russos
29 de janeiro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Portugueses consomem mais álcool que os russos
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que, em Portugal, o consumo de álcool é mais elevado do que aquele que foi registado na Rússia. Isto porque, em média, cada português consome 12,3 litros anualmente, ao passo que cada russo consome 11,7 litros no mesmo período temporal.

Avançados pelo jornal Público, estes dados são relativos ao ano de 2016 e mostram que ambos os países se encontram acima da média da União Europeia (9,8 litros por ano). No topo da lista dos países onde o consumo de álcool é mais elevado encontram-se a Moldávia, Lituânia, República Checa, Alemanha e Irlanda. Também o Luxemburgo, Letónia, Bulgária, Roménia, Eslovénia e França se encontram à frente de Portugal neste ranking.

Apesar destes resultados, a OMS garante que o consumo de álcool em território europeu tem vindo a diminuir, aconselhando os países que se encontram acima da média a tomar medidas que revertam tais valores, tais como o aumento dos impostos sobre as bebidas alcoólicas, a diminuição da publicidade ou o estabelecimento de preços mínimos. Estas foram algumas das estratégias implementadas em território russo, o que motivou a diminuição do consumo per capita verificado neste país.

Apesar de apresentar valores acima da média no que diz respeito ao consumo, Portugal apresenta um resultado mais positivo, relativamente às mortes provocadas por ingestão excessiva de álcool, comparando com a maioria dos países da Europa. Enquanto que por cada milhão de mortes na União Europeia, 383 são provocadas pelo consumo de álcool, em Portugal apenas 282 por cada milhão de mortes derivam dessa causa.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.