Newsletter
Pesquisa
Ao longo dos últimos dois anos, a água engarrafada cresceu 25%. O setor é um dos mais dinâmicos ultrapassando a média do crescimento verificado nos Bens de Grande Consumo e quase ao nível de categorias ainda em desenvolvimento no mercado português.
O estudo da Nielsen refere que o mercado das águas registou um crescimento de mais de 100 milhões de litros, equivalente a 13%. A preocupação com a saúde impulsiona as marcas a apostar na comunicação dos benefícios dos produtos.
86% dos lares em Portugal Continental compraram águas sem gás no último ano. As águas sem gás e sem sabor representam 75% da faturação total da categoria e mais de 95% do consumo, sendo este o segmento mais dinâmico.
Portugueses cada vez mais preocupados com a saúde
“Num contexto de mercado onde os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões de saúde e bem-estar, as marcas procuram comunicar as características da origem do produto e benefícios associados e assim alcançar a diferenciação de uma categoria com características de commodity, contribuindo também para o dinamismo do segmento”, refere Inês Gomes, client consultant senior da Nielsen.
A verdade é que a oferta está cada vez mais variada e quem sabe o imposto sobre as bebidas açucaradas não leve os portugueses a consumir mais água.
A oferta de água engarrafada mudou nos últimos anos. O desenvolvimento de produtos inovadores com fórmulas alternativas, como é o caso das águas com sabores levou à criação de maior valor na categoria, decorrente de um preço médio bastante mais elevado: o preço médio das águas lisas com sabor é cerca de 6x mais alto vs as águas lisas sem sabor.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. A data pretende alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A data começou a ser celebrada no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.