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Pesquisa
O estudo da Ikea reflete sobre o impacto da brincadeira nas relações familiares e no bem-estar das crianças.
A Ikea acaba de apresentar a edição de 2024 do “Play Report”, um estudo que analisa as diferentes dimensões da vida das crianças, nomeadamente as suas emoções, as suas necessidades e os seus comportamentos, com o objetivo de observar a influência dos momentos de brincadeira em ambiente familiar na sua confiança, felicidade e empatia.
Para obter os resultados do estudo, foram inquiridas 7.000 crianças bem como os seus pais, em sete países (Estados Unidos da América (E.U.A.), Alemanha, França, China, Japão, Polónia e Índia). Além de especialistas de todo o mundo, foram ainda visitadas 36 famílias (com crianças entre os 3 e os 12 anos) nos E.U.A., na China e na Alemanha, para obter uma perspetiva abrangente sobre a importância do brincar.
Entre os resultados obtidos, divulgados em comunicado enviado às redações, o estudo destacou que 90% das crianças afirmam sentir-se mais felizes quando brincam, reforçando a importância de proporcionar momentos lúdicos e de partilha em família, que estimulam a criatividade e a imaginação dos mais pequenos. Este dado contrasta com o facto de 49% crianças inquiridas terem afirmado não estar satisfeitas com o tempo disponível para brincar.
O “Play Report” constatou ainda que 95% dos pais acreditam que a felicidade das crianças está relacionada com o tempo ou a frequência com que brincam, fomentando a autoconfiança das crianças e fortalecendo a união familiar.
Além disso, apesar de as famílias darem prioridade a passar mais tempo a brincar juntas do que há́ alguns anos, mais de metade dos pais (54%) frisou que gostaria de ter mais tempo para brincar com as suas crianças, afirmando que demasiados trabalhos de casa, horas de televisão e atividades pós-escolares são os principais obstáculos a que tal aconteça.
“Na Ikea, acreditamos que brincar é fundamental para as crianças crescerem e aprenderem, e tem impacto na forma como vivem as suas rotinas diárias, dentro e fora de casa. Por isso, continuamos a desenvolver soluções que despertem a imaginação e incentivem o movimento e a gestão das emoções, não apenas nas crianças, mas também nos mais crescidos que vivem lá em casa”, explicou Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da Ikea Portugal.
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