Newsletter
Pesquisa
A Inditex, que detêm marcas como a Zara e a Massimo Dutti, anunciou o lançamento da Pre-Owned, una plataforma de reparação, revenda e doação de peças usadas, em 14 novos países europeus.
O grupo espanhol já tinha anunciado que ambicionava expandir o serviço na Europa. Até agora, a Pre-Owned, que tem como objetivo evitar o desperdício têxtil e prolongar a vida útil das peças, estava apenas disponível no Reino Unido e em França. A partir de 12 de novembro, a plataforma chega a Portugal e estará disponível no site, na aplicação móvel e das lojas físicas da marca.
A plataforma conta com uma equipa de ateliers que trabalham para encontrar soluções viáveis para a reparação de roupas danificadas, de forma a ampliar o ciclo de vida das peças.
Com o serviço de revenda, os utilizadores da plataforma podem ainda revender as peças da Zara que já não usam, mas que estejam em bom estado e em condições de ter uma segunda vida.
Com o novo serviço, a Zara pôs também em prática um programa de recolha de roupa, calçado e acessórios usados que serão entregues a organizações locais. As peças são classificadas consoante o estado de conservação e são, posteriormente, doadas a pessoas em risco de exclusão, vendidas em lojas de segunda mão ou recuperadas. O montante arrecadado é destinado a financiar os projetos sociais destas organizações, como a Cruz Vermelha, a le Relais, a Cáritas, a China Environmental Protection Foundation, entre outras.
A Zara afirma que plataforma Pre-Owned está alinhada com as políticas de sustentabilidade do grupo espanhol, que assumiu o compromisso de operacionalizar a plataforma em todos os mercados estratégicos até 2025.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.