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O Sheraton Lisboa Hotel & SPA foi, durante a tarde da passada sexta-feira, o palco da grande final da terceira edição das Olimpíadas de Marketing, evento organizado anualmente pelo GAME - Grupo de Alunos de Marketing, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). A equipa PRISMA, composta por duas alunas da já mencionada instituição de ensino superior – nomeadamente, Inês Dias e Laura Pereira – foi a vencedora do prémio final de 1500 euros, providenciado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Conhecida por ser uma competição entre alunos das várias instituições de ensino universitário, que pretende apurar os melhores marketeers em formação, esta prova desafiou, nesta sua terceira edição, todos os alunos concorrentes a apresentarem propostas a um desafio apresentado pelo próprio Sheraton – e que passava por definirem uma estratégia para captar no mercado local um target mais jovem no bar (entre os 25 e os 34 anos) e no restaurante (entre os 35 e os 44 anos) do seu Panorama Restaurante & Bar, aumentando a coolness e desejabilidade da marca nesta audiência, não descurando a sua herança e os seus valores.
A resposta dada por Inês Dias e Laura Pereira ao briefing proporcionado pelo Sheraton fez com que este grupo se diferenciasse das restantes equipas – nomeadamente, através da estratégia apresentada por estas estudantes e do conceito apresentado para a mesma (“À Sua Altura”), de forma a reforçar o posicionamento do Sheraton como uma marca premium, com alto valor de qualidade e de exclusividade.
Num evento que contou com a participação de alunos de sete instituições de ensino superior distintas da zona de Lisboa e com a colaboração de quase uma dezena de empresas, houve ainda espaço para um painel de debate que versou sobre o tema “Influencers e o Marketing”, o qual contou com a participação de duas influenciadoras do mundo digital – Adri da Silva e Carolina Santiago – e de Pedro Marucho, da agência SOWEARE, de forma a abordar ambos os lados deste mercado recente.
Neste momento, que se sucedeu à apresentação da maioria das propostas de estratégia por parte das diversas equipas, falou-se das tendências que caracterizam este mercado, o qual, de acordo com os oradores, ainda está bastante longe de atingir o seu ponto de saturação – havendo, no entanto, sempre o risco deste influenciadores se sujeitarem a uma perda da sua identidade e genuinidade, o que acabaria por ser fatal neste “universo da influência digital”.
E, além disso, chegou-se ainda à conclusão de que o futuro deste mercado (pelo menos a curto prazo) passará, certamente, pelo Instagram – plataforma cada vez mais significativa neste mercado da influência. A longo prazo, esse panorama é altamente difícil de prever, na medida em que o meio digital está em constante mudança.
Tendo os próprios influenciadores se tornado numa marca por si só, Pedro Marucho indicou que a associação das empresas a estas personalidades, para a criação de linhas de produtos que surgem associados ao nome desses influencers, pode ser uma estratégia de sucesso para alavancar o nome das próprias marcas.
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