O vírus que infetou as marcas

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Estudo do Omnicom Media Group
O vírus que infetou as marcas
5 de Junho de 2020
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Nota da direção editorial: Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho a partir de casa e conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos mais e novas formas de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web com momentos de reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente reputados dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de elevado interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de cada conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da nossa Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento possa chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o mercado. Estamos a cumprir o nosso propósito.


Há várias teorias sobre o regresso da economia à normalidade, ou readaptação às novas características do mercado. Segundo o “Barómetro das Marcas” realizado pelo Omnicom Media Group, 74% dos marketeers admite que durante o confinamento, houve uma revisão do budget de marketing, sendo que 68% considerou essencial continuar a comunicar nesta altura para manter uma relação com o consumidor.


Reforço da comunicação, foi em grande parte direcionado para os media digital, sendo que as maiores quebras se sentiram “nas ativações de marca e campanhas multimeios, como resultado da redução ou cancelamento dos eventos ou patrocínios.”


Este estudo partilha ainda que as mudanças no que diz respeito ao trabalho remoto alteraram tendências de consumo: nas organizações 74% dos inquiridos afirma que haverá uma maior flexibilização e digitalização dos processos. No caso das marcas, 70% acredita que a comunicação se vai centrar num diálogo mais emotivo, centrado nas relações humanas e no caso dos pontos de venda, 69% a tendência é para a aposta no desenvolvimento e melhoria das plataformas de e-commerce.


47% dos profissionais presentes neste estudo admitem um consumo de retração, mais apontam ainda para um fenómeno que se observa numa minoria (5%), o ato de “consumo de vingança”, que se traduz no forte desejo de comprar em compensação do período de isolamento.


Este estudo desenvolvido pela Omnicom Media Group Portugal, englobou um universo de 62 líderes e profissionais da área do marketing.

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