Newsletter
Pesquisa
O tema continua a ser popular e a
estratégia de marketing de influência, segundo marcas e agências
em estudos internacionais, revela-se eficaz.
É a opinião de 91% dos inquiridos
no relatório “Influencer Marketing Benchmark 2020”, que conta
com a participação de marcas, empresas e agências de comunicação
e de gestão de redes sociais. A mesma análise refere que se estima
que a indústria do marketing de influência venha a crescer
aproximadamente 8 mil milhões de euros este ano. Já a WARC revela
que os investimentos globais em influenciadores nas redes sociais
podem chegar a mais de 12 mil milhões de euros até 2022. Mas há
outros dados curiosos que saltam à vista quando começamos a
investigar o tema.
Descobrimos, por exemplo, que a fraude nesta área
tem vindo a aumentar, que o rating de engagement é superior nos nano
e micro- influenciadores com menos ou pouco mais de mil seguidores,
face às superestrelas com mais 100 mil seguidores, que é no
Instagram que se conseguem os melhores resultados e que o TikTok é a
rede do momento, principalmente para as marcas que estão focadas no
target jovem. Também ficamos um retrato dos setores que mais
investem neste marketing de influência, sendo a moda e a beleza o
líder deste ranking, seguida das viagens e do lifestyle e da saúde
e bem-estar. Vivemos tempos diferentes dos que se viveram em 2019,
quando a maior parte destes dados foram publicados, mas também é
verdade que a pandemia fez disparar os conteúdos digitais e muitas
marcas cancelaram budget de publicidade e campanhas.
Que realidade
temos atualmente em Portugal quando se fala de marketing de
influência? São os influenciadores uma peça fundamental na
comunicação das marcas neste contexto de pandemia? Como se gerem
estas estrelas da influência digital? E como se veem estes
influenciadores? São marcas ou empreendedores digitais? Muitas
perguntas que a nossa equipa levou para o terreno para lhe dar as
repostas mais rigorosas e reais. Por isso, nesta emissão, vamos
conhecer o universo de alguns dos influenciadores que fazem sucesso
no YouTube com o jornalista Marco Silva e entramos nos escritórios
da Luvin, com a jornalista Catarina Lima, para perceber como gere
esta agência os pesos pesados dos influenciadores portugueses nas
redes sociais. Marcamos também encontro com as marcas que investem
no marketing de influência para fazer as contas à eficácia desta
fórmula de comunicação. Afinal, quem tem o poder de influenciar?
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.