Newsletter
Pesquisa
Um grupo de engenheiros da Northwestern University, localizada em Illinois, Estados Unidos, desenvolveu um novo sistema para captura de movimento de corpo inteiro em tempo real – e não requer salas especializadas, equipamentos caros, câmaras volumosas ou uma série de sensores. Em vez disso, requer apenas um dispositivo móvel simples.
Chamado “MobilePoser”, a nova aplicação aproveita os sensores já incorporados em dispositivos móveis, incluindo smartphones, relógios inteligentes e fones de ouvido sem fio e, utilizando uma combinação de dados de sensores com aprendizagem automática e física, o “MobilePoser” regista com precisão a pose de corpo inteiro de uma pessoa e a translação global no espaço em tempo real.
“Funcionando em tempo real em dispositivos móveis, o ‘MobilePoser’ atinge uma precisão de ponta através de aprendizagem automática avançada e otimização baseada na física, abrindo novas possibilidades em jogos, fitness e navegação interior sem necessidade de equipamento especializado”, afirmou Karan Ahuja, da Northwestern, que liderou o estudo.
Segundo noticia o Techxplore, os sensores já se encontravam nos smartphones e noutros dispositivos, mas a fidelidade era demasiado baixa para aplicações precisas de captura de movimentos. Para melhorar o seu desempenho, a equipa de Ahuja adicionou um algoritmo de inteligência artificial (IA) personalizado e de várias fases, que treinou utilizando um grande conjunto de dados publicamente disponível de medições de unidade de medição inercial (IMU) sintetizadas geradas a partir de dados de captura de movimentos de alta qualidade.
Com os dados dos sensores, o “MobilePoser” obtém informações sobre a aceleração e a orientação do corpo. Depois, alimenta estes dados através de um algoritmo de IA, que estima as posições e rotações das articulações, a velocidade e a direção da marcha e o contacto entre os pés do utilizador e o chão.
Por fim, o “MobilePoser” utiliza um otimizador baseado na física para aperfeiçoar os movimentos previstos e garantir que correspondem aos movimentos do corpo na vida real.
A equipa apresentou o sistema a 15 de outubro, no Simpósio ACM 2024 sobre Software e Tecnologia de Interface de Utilizador, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e, nas palavras de Ahuja, a aplicação estará disponível em breve para iPhone, AirPods e Apple Watch.
“Esta tecnologia marca um salto significativo na captura de movimento móvel, tornando as experiências imersivas mais acessíveis e abrindo portas para aplicações inovadoras em vários setores”, rematou Ahuja.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.