Newsletter
Pesquisa
No ano de 2016, Colin Kaepernick fez questão de se ajoelhar antes do entoar do hino dos Estados Unidos da América no início do último jogo da pré-época dos San Francisco 49ers, referente à National Football League, em protesto pela desigualdade racial e pela brutalidade policial exercida contra negros. Desde então, mais nenhuma equipa da liga lhe tem oferecido quaisquer oportunidades de contrato para que o jogador possa prosseguir com a sua carreira.
Apesar de toda a polémica gerada em torno do seu nome, Kaepernick foi escolhido para ser um dos protagonistas da série de anúncios da autoria da Nike e que contam com a participação de vários atletas para celebrar os 30 anos do icónico slogan da marca: "Just Do It".
O anúncio protagonizado por Colin Kaepernick foi primeiramente divulgado através das redes sociais, tratando-se de um plano aproximado do rosto do desportista a preto e branco, acompanhado da mensagem: “Acredite em algo. Mesmo que isso implique sacrificar tudo”.
E a participação de Kaepernick nesta campanha tem sido altamente controversa desde o momento da sua divulgação. Estando a dividir o público norte-americano, existem muitas pessoas revoltadas com o apoio que a Nike está a prestar ao futebolista e às suas atitudes e crenças, havendo outras que defendem que esta campanha se trata de uma estratégia de marketing engenhosa.
Além disso, muitos são os vídeos e imagens que se propagam nas redes sociais de pessoas a destruírem produtos da marca, como é o caso de uma imagem publicada por John Rich, cantor country que diz que a marca devia pensar em “preparar-se”. Também um novo hashtag, alusivo ao famoso slogan da marca, foi criado para mostrar o descontentamento do público: #justburnit.
Abrangido por um contrato com a Nike na altura em que desempenhou o seu último jogo na National Football League, acontece que um novo acordo bastante favorável para o jogador terá sido colocado em andamento para que este pudesse participar na campanha, segundo a BBC.
Tal mostra a influência que a marca reconhece no atleta em questão. "Acreditamos que o Colin é um dos atletas mais inspiradores desta geração, que alavancou o poder do desporto para ajudar a levar o mundo em frente", aponta Gino Fisanotti, vice-presidente da Nike, citado pelo AdNews.
Odell Beckham Jr., Serena Williams, LeBron James, Shaklam Griffin do Seattle Seahawks e a skatista Lacey Baker são apenas alguns dos restantes atletas da marca que fazem parte desta campanha, que foi projetada intencionalmente para atrair consumidores de uma faixa etária mais jovem.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.