Newsletter
Pesquisa
O Museu Bordalo Pinheiro (MBP) vai inaugurar no próximo dia 10 de março (terça-feira), pelas 18h30, a exposição O dia em que perdi o pé, da ceramista Anabela Soares. A mostra, organizada em parceria pelo MBP e pelo MANICÓMIO, irá colocar lado a lado a obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1846 - 1905) e Anabela Soares (1969), criando um diálogo entre um dos maiores ceramistas portugueses de sempre e uma das artistas mais interessantes do panorama contemporâneo nacional.
Sandro Resende, do projeto MANICÓMIO, realça "a aposta do Museu Bordalo Pinheiro numa artista em crescimento, onde usa a cerâmica/escultura como um meio de dignidade humana, bem como a capacidade e resiliência artística de Anabela Soares." Pondo lado a lado a obra de Anabela Soares e Rafael Bordalo Pinheiro, a nova mostra constitui uma novidade do ponto de vista do museu, porque para além de um núcleo expositivo autónomo, a obra da artista portuguesa irá "contaminar" a exposição permanente do Museu Bordalo Pinheiro, criando um diálogo direto entre as obras dos dois artistas. Também inédita é a residência artística de Anabela Soares, a primeira realizada no Museu Bordalo Pinheiro, apesar da colaboração habitual e regular entre o museu e vários artistas contemporâneos, do cartoon à cerâmica.
João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro, destaca por seu lado "a identificação de Anabela com o lado fantástico do imaginário Bordaliano". Da residência realizada por Anabela Soares resultam peças de cerâmica que dialogam com o imaginário presente na obra de Rafael Bordalo Pinheiro, tais como frutos, metamorfoses ou o próprio Zé Povinho.
A exposição decorre até Maio de 2020 e resulta de uma parceria entre o Museu Bordalo Pinheiro e o MANICÓMIO, o primeiro espaço de criação de Arte em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental ao público, num único espaço de inovação e criatividade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.