Millennials Sex Recession

Pesquisa

A opinião de Miguel Caeiro
Millennials Sex Recession
30 de Janeiro de 2019
Millennials Sex Recession
Millennials Sex Recession
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Millennials Sex Recession
Miguel Caeiro
Head of Latam Vidmob

Tecnologia, tempo que passamos online, viver com os Pais, crise económica e salários baixos estão a resultar num mínimo histórico de sexo entre os Millennials.


A semana passada, durante uma curta estadia em NY, enquanto esperava a hora da próxima reunião, detive-me em frente à TV no Today Show da NBC, um famoso programa matinal, em que o tema me surpreendeu, não só pelo facto em si, mas mais ainda pelas razões que vários estudos e pesquisas apontaram como justificativa.

O tema da reportagem era precisamente o “Millennials Sex Recession”, indicando que a geração dos vinte e tais praticam significativamente menos sexo do que os vários antecessores, desde a geração X, baby boomers, etc....


Como explicação eram entrevistados vários milenials e complementavam com vários estudos, que no entretanto aprofundei e alarguei a pesquisa para substanciar este artigo.

Millennials Sex Recession

As várias fontes e peritos elencam quais os fatores que mais contribuem para esta realidade:

• Viver com os Pais até muito tarde – 33% da geração entre 25-29 anos ainda vive com os Pais, o valor mais alto em 75 anos. É uma razão objetiva e pragmática que efetivamente dificulta e atrapalha o tema de relacionamentos, e logo, sexo;

• Sem dinheiro para sair ou viajar – usualmente esta geração classifica-se como “overworked and underpaid” com salários muito baixos que não permitem rotinas de lazer e entretenimento;

• Ansiedade, stress, problemas psicológicos, muito frequentes nesta geração, comprovadamente diminuem a libido;

• Ligado ao ponto anterior, o facto que esta geração se sente muito pressionada pelas altas expectativas que lhes são depositadas, pelo elevado grau de conhecimento, acesso a tecnologia e ferramentas antes indisponíveis, condições de estudo/trabalho que as gerações anteriores não tiveram;

• O tempo dedicado online (redes sociais, chatting, gaming) é um ladrão de tempo para tarefas de relacionamento, logo, oportunidades de conhecer novas pessoas;

• As aplicações de relacionamento (ex:Tinder) alteraram de forma dramática os métodos de flirting, namoro, romance, transformando-os num simples “swipe left/right” sem qualquer carga de adrenalina ou emoção;

• Relacionado ao ponto anterior, estão-se a perder skills importantes de romantismo, sedução, cavalheirismo, frustração e ansiedade, gestão de expectativas e timing, enfim, perde-se o encanto;

• As pessoas já não falam presencialmente, nem mesmo ao telefone, apenas enviam textos, imagens e emojis, alterando de forma dramática a qualidade, intensidade e profundidade dos seus relacionamentos;

• As pessoas estão a casar/juntar menos e cada vez mais tarde, o que diminui, estatisticamente, as oportunidades de intimidade a dois;

Estão os smartphones, o mundo online a afastar-nos de relacionamentos de qualidade e a querer viver apenas a vida dos outros?

Estamos a saber gerir e controlar o efeito de todos estes fatores de mudança no nosso contexto familiar?

Num contexto de menos barreiras do que qualquer outra geração anterior (preconceitos, saúde/doenças, técnicas e métodos acessíveis de prevenção e controlo gravidez, acesso a informação) os milenials decidem, ou são levados a decidir por uma menor prática de sexo. O que os Baby Boomers acham de tudo isto?

A quem souber as respostas a estas e tantas outras questões, direta e indiretamente ligadas a estas alterações, gostaria muito que comentassem.


“Sexo é um presente de Deus, não é um monstro. Que algumas pessoas usem o sexo para ganhar dinheiro ou explorar a outros, é um problema. Mas é necessário ensinar sobre educação sexual, de forma objetiva.“ Papa Francisco na saída da JMJ do Panamá, Janeiro 2019.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Millennials Sex Recession

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Millennials Sex Recession

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile