Mercados, que mercados?

Pesquisa

A opinião de Paulo Gonçalves
Mercados, que mercados?
10 de Setembro de 2024
Mercados, que mercados?
Mercados, que mercados?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Mercados, que mercados?
Paulo Gonçalves
Responsável Marketing e Comunicação APICCAPS

A seleção de um mercado-alvo é uma decisão crítica para qualquer empresa ou setor de atividade.


Para um setor como o calçado, que exporta praticamente 90% da sua produção, o processo de decisão não pode ser tomado de forma aleatória. Pelo contrário, carece de um estudo profundo, considerando cuidadosamente a demografia, o potencial económico ou mesmo o perfil dos consumidores.


Para todos os efeitos, o esforço de promoção internacional carece de foco geográfico, na medida que os recursos financeiros são, por natureza, limitados e a sua eficiente aplicação requer que sejam canalizados para os mercados em que a probabilidade de tradução em vendas adicionais seja mais acentuada.


O setor do calçado nunca escondeu a ambição de se transformar uma grande referência internacional ao nível da sofisticação e da criatividade e, por esse motivo, a quantidade de calçado adquirida num determinado país não pode ser considerado um indicador único para orientar os esforços comerciais de toda uma indústria.


Do ponto de vista estratégico, considerando que o preço médio do calçado português é o segundo mais elevado à escala internacional, a procura de novas oportunidades comerciais tende a privilegiar mercados predominantemente dominados por consumidores com níveis de rendimento elevados (igual ou superior à mediana do PIB per capita dos países da OCDE, ou seja, cerca de 38 500 dólares).


De acordo com o critério adotado, o mercado potencial para o calçado português é constituído por 9,1% da população mundial, ou seja, cerca de 690 milhões de pessoas, 30% das quais localizado nos EUA, 21,6% na UE, 11% na China, 7% no Japão e 7% noutros países europeus, estando os restantes dispersos pelo mundo.

 

Nessa perspetiva, existem no mundo apenas 145 cidades que devem ser consideradas prioritárias para o calçado português, 63% das quais concentradas na Europa e nos EUA.

 

 

Artigos Relacionados

fechar

Mercados, que mercados?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Mercados, que mercados?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile