Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
A McDonald’s em Portugal apostou num projeto de economia circular para dar uma nova vida às fardas antigas.
Com uma vertente solidária, este projeto de transformação das fardas antigas da McDonald’s permitiu à empresa criar 5.500 sacos para os Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto que a Fundação Infantil Ronald McDonald entrega a famílias que acompanham as suas crianças internadas, em 7 hospitais em Portugal. O projeto de reciclagem das antigas fardas, 100% português, acontece na sequência da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que este ano consciencializou para a redução, reciclagem e reutilização de resíduos têxteis, explica a empresa.
Apenas este ano, foram e já entregues mais de 3.500 Kits ao Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital de Santa Maria e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, em Lisboa; ao Hospital de São João e IPO, no Porto; e ainda, ao Hospital Pediátrico de Coimbra, abrangido neste projeto desde outubro deste ano. A doação dos 5.500 sacos reutilizáveis permitirá à Fundação garantir a entrega de Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto a famílias nos hospitais referenciados durante, pelo menos, um ano.
Após a atualização das fardas da marca, estreadas pelos 9.500 colaboradores em junho de 2022, a McDonald’s Portugal deu início ao processo de reciclagem das antigas fardas com o objetivo dar um final de vida útil a estes materiais, transformando-os num objeto útil: sacos de tecido reutilizáveis. Através de um processo totalmente feito em Portugal, a McDonald’s Portugal implementa, assim, mais um projeto de economia circular com impacto ambiental e social, convertendo um potencial resíduo têxtil num novo objeto útil, produzido a partir de matérias-primas 100% recicladas.
O processo de reciclagem teve início com a recolha de mais de 18 mil fardas a partir de todos os restaurantes do país pela HAVI, o operador logístico da marca. A transformação das fardas antigas, que inclui várias etapas, entre elas um processo manual de triagem de materiais e de fiação de um novo tecido, sem qualquer tingimento, ficou a cargo da Recutex – Recuperados Têxteis, o mais recente parceiro nacional da McDonald’s Portugal. O processo culmina na concretização de sacos reutilizáveis, contando com a empresa portuguesa HR Group, também responsável pela produção das mais recentes fardas da McDonald’s Portugal, estreadas em junho deste ano.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.