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Pesquisa
Um estudo publicado pela editora BP International, chamado “The Impact of Augmented and Virtual Reality on Consumer Engagement and Experience in E-Commerce”, revelou que a aposta em Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) por parte das marcas leva-as a ter mais sucesso nas compras online.
Desenvolvido por Maria Nascimento Cunha, docente no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, e Oleksandr Krupskyi, docente na Oles Honchar Dnipro National University, na Ucrânia, o relatório teve como objetivo compreender de que forma estas tecnologias avançadas melhoram as experiências dos consumidores.
Para isso, o estudo explorou o papel da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção do consumo responsável e da produção sustentável, analisando de que forma o desperdício é reduzido se as mesmas forem introduzidas pelas marcas no comércio digital, de forma a ajudar na visualização dos produtos.
As metodologias analisadas incluíram desenhos experimentais, análises de mercado e quadros conceptuais, que avaliaram a integração das tecnologias de RA e RV no retalho online.
De acordo com os resultados, a aposta em RA leva as marcas a ter mais sucesso nas compras online, uma vez que as experiências interativas virtuais “reduzem as taxas de devolução e aumentam a confiança dos consumidores na compra”. Por outro lado, a RV proporciona ambientes imersivos que simulam experiências de compras físicas, reforçando as ligações entre o consumidor e a marca.
“Enquanto a RA demonstra uma aplicabilidade mais ampla na promoção de experiências interativas e personalizadas, a RV continua limitada por restrições de acessibilidade e de custos. Ambas as tecnologias apresentam custos imediatos, mas oferecem benefícios a longo prazo, influenciando positivamente as taxas de conversão e a fidelidade do cliente”, pode ler-se na sinopse do relatório.
Este estudo, que contribuiu para a investigação do comportamento do consumidor ao aplicar modelos de perceção de valor, estruturas de tecnologia imersiva e métricas de envolvimento ao panorama do comércio eletrónico, “sublinha a importância estratégica da integração da RA e da RV nas plataformas de marketing digital e de comércio eletrónico”, refere, de seguida.
Nesse sentido, a reflexão sugere ainda às marcas que aproveitem a RA “para categorias de produtos que requerem interação espacial e a RV para a exploração de produtos com grande detalhe”.
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