Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas

Pesquisa

Estudo
Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas
10 de Março de 2025
Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas
Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois da publicidade
Pub
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Um estudo publicado pela editora BP International, chamado “The Impact of Augmented and Virtual Reality on Consumer Engagement and Experience in E-Commerce”, revelou que a aposta em Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) por parte das marcas leva-as a ter mais sucesso nas compras online.


Desenvolvido por Maria Nascimento Cunha, docente no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, e Oleksandr Krupskyi, docente na Oles Honchar Dnipro National University, na Ucrânia, o relatório teve como objetivo compreender de que forma estas tecnologias avançadas melhoram as experiências dos consumidores.


Para isso, o estudo explorou o papel da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção do consumo responsável e da produção sustentável, analisando de que forma o desperdício é reduzido se as mesmas forem introduzidas pelas marcas no comércio digital, de forma a ajudar na visualização dos produtos.


As metodologias analisadas incluíram desenhos experimentais, análises de mercado e quadros conceptuais, que avaliaram a integração das tecnologias de RA e RV no retalho online.


De acordo com os resultados, a aposta em RA leva as marcas a ter mais sucesso nas compras online, uma vez que as experiências interativas virtuais “reduzem as taxas de devolução e aumentam a confiança dos consumidores na compra”. Por outro lado, a RV proporciona ambientes imersivos que simulam experiências de compras físicas, reforçando as ligações entre o consumidor e a marca.


“Enquanto a RA demonstra uma aplicabilidade mais ampla na promoção de experiências interativas e personalizadas, a RV continua limitada por restrições de acessibilidade e de custos. Ambas as tecnologias apresentam custos imediatos, mas oferecem benefícios a longo prazo, influenciando positivamente as taxas de conversão e a fidelidade do cliente”, pode ler-se na sinopse do relatório.


Este estudo, que contribuiu para a investigação do comportamento do consumidor ao aplicar modelos de perceção de valor, estruturas de tecnologia imersiva e métricas de envolvimento ao panorama do comércio eletrónico, “sublinha a importância estratégica da integração da RA e da RV nas plataformas de marketing digital e de comércio eletrónico”, refere, de seguida.


Nesse sentido, a reflexão sugere ainda às marcas que aproveitem a RA “para categorias de produtos que requerem interação espacial e a RV para a exploração de produtos com grande detalhe”.

Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Marcas que investem em tecnologias avançadas alcançam maior sucesso nas vendas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile