Newsletter
Pesquisa
Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, foi alvo de insultos racistas por adeptos do Valência no estádio Mestalla. A situação levantou polémica no mundo do futebol e, sobretudo, na Liga espanhola.
Perante esta situação de violência verbal, o clube, e várias marcas do mundo do desporto, apoiaram o internacional brasileiro, sublinhando a necessidade de lutar contra o racismo no futebol. A situação, e o comportamento dos adeptos, afeta negativamente o valor da marca LaLiga, uma organização que Vinícius tem criticado abertamente.
O jogador recorreu às redes sociais, emitindo um comunicado através da sua conta no Twitter, para denunciar a situação: "Não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira. O racismo é normal na LaLiga. A competição acha normal, a federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas".
A Nike, marca patrocinadora do jogador, manifestou publicamente o seu apoio. Para além de publicar uma imagem com a mensagem "Stop looking the other way", a marca desportiva vai fazer de Vinícius o rosto de uma campanha antirracismo, de acordo com o Marketing Directo.
Esta campanha deverá começar nos próximos dias em Espanha, com uma presença especial em Madrid e Valência.
Esta não é a primeira vez que a marca desportiva apoia um jogador numa situação de racismo. A Nike já tinha lançado uma campanha com o jogador da NFL Colin Kaepernick que protagonizou um episódio polémico ao ajoelhar-se durante a interpretação do hino nacional dos EUA como uma reivindicação antirracismo, juntando-se ao movimento “Black Lives Matter”. A polémica deixou o quarterback sem equipa.
Marcas do desporto unem-se em apoio a Vinícius
Outras marcas do mundo do desporto uniram-se para apoiar o jogador do Real Madrid. A Puma, marca que patrocina o Valência, também condenou os ataques racistas contra o jogador, afirmando em declarações à Reuters: "Na Puma não toleramos o racismo, condenamos a discriminação sob qualquer forma e estamos solidários com Vinícius Júnior e com toda a comunidade futebolística na condenação dos acontecimentos de ontem”.
Por seu lado, o principal patrocinador do Real Madrid, a adidas, denunciou a situação como "inaceitável" e o principal patrocinador da LaLiga, o Banco Santander, declarou que "rejeita categoricamente qualquer forma de racismo e discriminação".
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.