Newsletter
Pesquisa
“Os resultados deste estudo mostram que os portugueses estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental que as suas escolhas têm no planeta”, afirma o responsável da refurbed em Portugal.
Um estudo realizado pela refurbed, empresa especializada na compra e venda de artigos tecnológicos recondicionados (smartphones, portáteis, auriculares, computadores, entre outros), e pelo YouGov analisou o comportamento e a perceção dos portugueses face ao mercado de produtos recondicionados enquanto potenciais presentes de Natal.
Como resultado, 61% dos portugueses mostra-se predisposto à compra de produtos recondicionados para oferecer no Natal e 63% demonstra que ficaria satisfeito em receber um produto recondicionado como prenda de Natal.
O estudo revela ainda que os homens se mostram ligeiramente mais propensos (65%) a comprar produtos recondicionados para oferecer no Natal do que as mulheres. Já no que diz respeito aos grupos etários, conclui-se que as pessoas dos 35 aos 54 anos têm maior disposição para dar presentes de Natal recondicionados.
Quando questionados sobre as razões que os levam a oferecer produtos recondicionados, 76% dos consumidores aponta a vantagem de preço, 68% refere a sustentabilidade e 30% indica a conveniência.
Em relação às categorias de recondicionados mais apontadas, destacam-se os produtos de “eletrónica de consumo”, “produtos informáticos”, “artigos para o lar”, “eletrodomésticos de cozinha”, “equipamento desportivo” e “produtos de beleza”.
“Os resultados deste estudo mostram que os portugueses estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental que as suas escolhas têm no planeta. Numa época como o Natal, em que o consumo aumenta exponencialmente, ainda que o preço seja o principal motivo para a escolha deste tipo de produtos, as conclusões do estudo mostram-nos que o fator ‘sustentabilidade’ é cada vez mais importante”, afirmou Francisco Esteves, responsável da refurbed em Portugal, citado num comunicado enviado às redações.
Realizado em setembro de 2024, o estudo inquiriu 9320 consumidores em oito países, nomeadamente: Portugal (com 1101 inquiridos), Áustria (com 1005 inquiridos), Bélgica (com 1054 inquiridos), Alemanha (2064 inquiridos), Dinamarca (com 1008 inquiridos), Itália (com 1032 inquiridos), Holanda (com 1050 inquiridos) e Suécia (com 1006 inquiridos).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.