Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027

Pesquisa

Relatório
Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027
21 de Outubro de 2024
Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027
Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do Brand & Craft
Brand & Craft
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Os dados são do relatório “How CMOs Are Shaping Their GenAI Future”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG).


Baseado num inquérito intersectorial realizado a 200 diretores de marketing na Ásia, Europa e América do Norte, o estudo dá conta que 60% dos inquiridos planeia investir 10 milhões de dólares por ano em Inteligência Artificial até 2027 e que 50% tem como prioridade adotar IA Generativa para o próximo ano.

 

Por sua vez, cerca de 80% afirma que essa tecnologia já está a melhorar a automatização, a velocidade e a produtividade nas suas organizações e mais de metade prevê um crescimento de pelo menos 5% da receita nos seus projetos comerciais baseados em IA Generativa, destacou um comunicado enviado às redações.


Questionados sobre os impactos da IA Generativa no setor, 78% dos diretores de marketing revelam-se otimistas e 75% confiantes, representando um aumento de 4 pontos percentuais (pp.) em ambos desde o ano passado. Porém, 18% rejeita esta tecnologia, percentagem que subiu 6 pp. face aos 12% registados no período homólogo anterior, demonstrando algum receio na sua adoção.


As prioridades dos diretores de marketing quanto à utilização da IA Generativa são a criação de conteúdos (36%), a monitorização de redes sociais (32%), a escrita de textos (copywriting) (31%), e a segmentação, personalização e análise preditiva (27%).


Porém, em termos de qualidade dos conteúdos, ainda há necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de IA Generativa implementadas, visto que 70% dos diretores inquiridos estão preocupados com o seu impacto na criatividade e no posicionamento das marcas. Por isso, cerca de metade destes afirma estar a contratar talento com competências específicas de IA Generativa para reforçar a criatividade humana à medida que vão sendo adotadas ferramentas tecnológicas mais sofisticadas.

“Atualmente, os diretores de marketing enfrentam um ambiente concorrencial intenso e uma elevada pressão para conseguir rapidamente melhores resultados com menos recursos. Neste contexto, estão mais pragmáticos e a usar já a IA Generativa para aumentar eficiência, acelerar a produção de conteúdo e ‘ouvir’ melhor os consumidores”, afirma Tiago Kullberg, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa.

Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Mais de metade dos diretores de marketing quer investir 10 milhões de dólares por ano em IA até 2027

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile