Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal

Pesquisa

Escolha do Consumidor
Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal
4 de Dezembro de 2024
Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal
Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

A época das compras natalícias já chegou e num período em que as marcas recorrem a diversas campanhas para celebrar o Natal, a Escolha do Consumidor desenvolveu um estudo online para analisar as preferências, tendências e hábitos de consumo dos consumidores nos últimos meses do ano.  

 

A maior parte dos inquiridos (55%) planeia gastar entre 100€ a 200€ em presentes e 19% entre 50€ a 100€. Apenas 23% considera orçamentos superiores a 200€, enquanto 3% prefere reduzir os custos e gastar até 50€. Mais de metade dos entrevistados afirma ainda que o orçamento se mantém semelhante ao do ano anterior (54%). Por outro lado, 27% prepara-se para gastar menos na compra das prendas deste Natal e 19% tenciona gastar mais.

 

De acordo com o estudo, os presentes de Natal destinam-se sobretudo à família próxima (54%) e aos amigos (26%). Parentes afastados (12%) e colegas de trabalho (7%) ocupam as posições seguintes, enquanto “outros” representam 1% dos destinatários. 49% dos consumidores revela que vai distribuir as compras de forma equilibrada entre lojas físicas e a via online. No entanto, 41% pretende manter a tradição de comprar pessoalmente os seus presentes de Natal em lojas físicas. Já 10% dos entrevistados, refere que vai fazer as suas compras exclusivamente online.

 

Quando questionados sobre como organizam a compra das suas prendas, 51% dos participantes planeia antecipadamente todas as suas compras. Cerca de 40% admite comprar alguns dos seus presentes de Natal por impulsivo e, curiosamente, 9% indica que grande parte das suas compras é feita sem qualquer tipo de planeamento.

 

“O Natal é uma das alturas do ano mais agitadas para todas as pessoas, um momento que pode causar mesmo bastante stress. Contudo, através do estudo que realizámos foi possível perceber que 48% dos consumidores considera as compras de Natal um processo tranquilo. Em oposição, 43% tem um nível de stress moderado e 9% classifica isto como algo muito stressante e difícil até de gerir. Ao nível dos gastos, muitos consumidores planeiam com antecedência as compras que vão fazer e mantêm um orçamento idêntico ao do ano passado, o que demonstra preocupação elevada com a gestão financeira, evitando a compra por impulso”, explica Cristiana Faria, Diretora de Marketing na ConsumerChoice.

 

Roupa e acessórios de moda será a opção de compra dos presentes para 22% dos entrevistados. 20% irá comprar mais brinquedos para oferecer, 16% tem a intenção de comprar cosméticos e perfumes e 13% está mais inclinado para a compra de livros e entretenimento. Alimentos e bebidas (10%), produtos tecnológicos (10%) e artigos para casa (8%) também são algumas das categorias mencionadas pelos inquiridos. Por fim, opções como viagens, chocolates e dinheiro estão na lista do “Pai Natal” para uma pequena percentagem dos consumidores este ano (1%).

 

Brand & Craft
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Mais de metade dos consumidores pretende gastar entre 100 e 200 euros nos presentes de Natal

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile