Newsletter
Pesquisa
A IA generativa está a transformar os processos de compra dos consumidores, revela a quarta edição do estudo “What Matters to Today’s Consumer”, do Research Institute da Capgemini.
De acordo com os resultados do relatório, divulgados num comunicado de imprensa enviado à redação, 71% dos consumidores afirmaram que a querem integrada nas suas experiências, com a Geração Z e os millennials a destacarem-se ao procurarem conteúdo hiperpersonalizado e recomendações de produtos baseadas em IA Gen.
Além disso, mais de metade (58%) dos consumidores inquiridos disse que prefere confiar nas ferramentas de IA generativa em vez dos tradicionais motores de busca para obter recomendações sobre os produtos e/ou serviços que pretende adquirir.
O estudo também conclui que a inovação tecnológica, o redireccionamento das prioridades financeiras e a crescente consciência sobre a importância da sustentabilidade influenciam o comportamento dos consumidores, com 68% dos consumidores a sublinharem que querem que as ferramentas da Gen AI integrem os resultados provenientes das pesquisas on-line, as plataformas de social media e os websites dos lojistas/comerciantes numa única one-stop shop para as opções de compras identificadas.
Quanto às decisões de compra, a sustentabilidade é um fator crítico com 64% dos consumidores a comprarem produtos de marcas sustentáveis. No estudo, 67% dos inquiridos afirmaram que mudariam de comerciante caso este não tivesse em atenção este aspeto.
A evolução sobre a relevância da IA é também significativa junto dos profissionais face ao ano passado, com 7 em cada 10 empresas dos setores de bens de consumo e retalho a considerarem a IA generativa como uma tecnologia transformadora.
Os influenciadores das redes sociais também estão em alta, com cerca de 7 em cada 10 consumidores da Geração Z a dizerem que descobriram produtos através deles em 2024 (comparando com apenas 45% em 2023).
“Atualmente os consumidores querem experiências de compra personalizadas, melhoradas pela IA e pela IA generativa; esperam que as entregas sejam rápidas e eficientes e revelam-se mais conscientes do impacto gerado pelas suas compras,” assinala Lindsey Mazza, Global Retail Lead da Capgemini, explicando também que: ”para se manterem competitivos e fidelizarem as suas marcas, os retalhistas têm de colocar os consumidores no centro das suas estratégias, aproveitando a IA para oferecerem interações e experiências excecionais e fluídas”.
“É igualmente evidente que está a haver uma evolução no sentido do social commerce, tornando necessário que os retalhistas impulsionem a publicidade nas suas plataformas digitais e nas redes sociais, de forma a poderem captar clientes logo na fase inicial do processo de compra”, acrescentou.
De notar que, para realizar este estudo, a Capgemini inquiriu mais 12.000 consumidores com mais de 18 anos em 12 países das regiões da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico entre outubro e novembro de 2024.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.