Mais de 45% dos utilizadores aumentaram interação com marcas nas redes sociais em 2024

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Mais de 45% dos utilizadores aumentaram interação com marcas nas redes sociais em 2024
22 de Outubro de 2024
Mais de 45% dos utilizadores aumentaram interação com marcas nas redes sociais em 2024
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O Sprout Social divulgou o “The 2024 Social Media Content Strategy Report”, com base numa pesquisa com mais de 4.500 consumidores em cinco países para analisar as preferências e os comportamentos dos utilizadores nas principais plataformas de redes sociais.


Apesar de o ecossistema das redes sociais se ter tornado mais complexo, o relatório indica que o envolvimento dos consumidores com o conteúdo das marcas continua a ser elevado, com os resultados a darem conta que 48% dos utilizadores das redes sociais interagiram mais com o conteúdo das marcas nos últimos seis meses, enquanto 36% mantiveram o nível de interação. Além disso, é revelado que 66% dos utilizadores das redes sociais considera o conteúdo “edutainment” - material que educa e entretém - a forma mais envolvente de conteúdo de marca.

 

O relatório divide também a utilização das plataformas por geração. O Instagram é o mais popular entre a Geração Z (91%) e os Millennials (86%). O Facebook é o que tem maior utilização entre a Geração X (92%) e os Baby Boomers (91%). O YouTube é o mais forte entre a Geração Z (83%) e os Millennials (80%). Já o TikTok domina os dados demográficos da Geração Z (86%) e da Geração Y (73%).

 

No entanto, as preferências de conteúdo variam consoante a plataforma. De acordo com o relatório, no Instagram os vídeos de formato curto (menos de 15 segundos) e imagens estáticas têm melhor desempenho. No Facebook, as publicações de texto são as mais atrativas, seguidas das imagens estáticas. No YouTube, os vídeos de formato longo (mais de 60 segundos) são preferidos. No TikTok, os vídeos curtos (entre 15 a 60 segundos) são os mais populares, e, no X, as mensagens de texto são o tipo de conteúdo mais cativante.

 

O relatório sugere ainda que embora o conteúdo de vídeo continue a ser popular, a eficácia das mensagens de texto em plataformas como o Facebook e o X indica que uma estratégia de conteúdo diversificada é fundamental. “Chegar aos consumidores no atual cenário saturado é adaptável e deve ouvir-se as necessidades dos clientes e dar prioridade aos conteúdos”, afirma o relatório.

 

Para a descoberta de produtos entre a Geração Z, o TikTok surge como a principal rede social, com 77% dos utilizadores sociais a recorrerem à plataforma para encontrarem a sua próxima compra, seguindo-se do Instagram, com 74% dos utilizadores.

 

Por sua vez, o Instagram é o canal preferido para o atendimento ao cliente entre 72% dos utilizadores da Geração Z. Já o Facebook continua a ser uma plataforma fundamental para o atendimento ao cliente entre os grupos demográficos mais velhos. É a principal escolha para os Millennials (71%), a Geração X (72%) e os Baby Boomers (79%) que procuram apoio ao cliente.

 

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