Mais de 40% dos consumidores mudariam alimentação para combater alterações climáticas

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Mais de 40% dos consumidores mudariam alimentação para combater alterações climáticas
17 de Outubro de 2024
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Segundo o estudo, 26% tenta seguir uma alimentação sustentável sempre que é viável e 51% na medida do possível.


No mês em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, a ConsumerChoice divulgou um estudo sobre as tendências de consumo alimentar que explora temáticas como: os tipos de alimentação praticados, a opinião dos consumidores sobre formas alternativas de alimentação, a relação emocional com a comida, entre outras.


Como conclusão verificou-se que o preço dos alimentos (26%) é o fator que mais influencia as escolhas alimentares dos entrevistados, seguindo-se o impacto na saúde (23%) e o sabor e prazer (18%). Por outro lado, a sustentabilidade ambiental (4%) e influências externas, como amigos e redes sociais (3%), têm um peso reduzido nas decisões dos consumidores, lê-se num comunicado enviado às redações.


No que diz respeito ao tipo de dieta alimentar praticada, a alimentação tradicional é a mais comum e 45% afirma seguir este tipo de dieta. A segunda mais popular é a dieta mediterrânica (26%), enquanto as dietas vegetarianas, veganas e flexitarianas têm uma presença menor.


A sustentabilidade alimentar é considerada importante pela maioria, com 26% a tentar seguir uma alimentação sustentável sempre que é viável e 51% a fazê-lo na medida do possível.


Relativamente aos hábitos alimentares como forma de combater as alterações climáticas, 41% dos participantes estariam dispostos a mudar alguns dos seus hábitos alimentares, mas não de forma radical, e 17% afirma já ter mesmo alterado vários hábitos com este objetivo em mente.


O futuro da alimentação em Portugal é outro dos temas abordados no estudo, em que quase metade dos inquiridos (42%) acredita que as tradições alimentares irão prevalecer com algumas adaptações. Em oposição, 19% expressa preocupação com o rumo da indústria alimentar e 17% prevê um aumento significativo no consumo de alimentos à base de plantas.

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