Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos
records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter
estado connosco!
Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar
consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos
juntos!
O
made in portugal ultimamente tem ganho mais expressão, seja pela moda de
comprar produtos feitos de forma mais artesanal, seja pelo simpres facto de que
os consumidores têm gradualmente ganho consciência da importância de ajudar a
economia nacional.
O
observador Cetelem debruçou-se sobre este assunto e concluiu algumas métricas importantes
no que diz respeito a hábitos sociais, pois os portugueses encaram cada vez
mais o consumo de produtos locais como uma prioridade (49%) e um dever (45%).
A
pandemia foi um acelerador desta moda, com o encerramento de fronteiras, a
juntar à perspetiva de uma nova crise económica novas necessidades surgiram. O
contributo para a criação de emprego (82%), a promoção do desenvolvimento
económico (62%) e a qualidade superior dos produtos (57%) são as principais
razões apresentadas pelos consumidores.
Os
portugueses falam ainda da qualidade dos produtos como fator delimitante (28%),
assim como o apoio à produção local (23%) e “preservar o saber fazer” (11%).
Ainda assim há os consumidores que
reconhecem que o fazem por questões ambientais, sendo esta escolha uma “ação em
prol do ambiente” (12%).
29% dos consumidores inquiridos
revelam que comprar o que é português é um ato patriótico e 19% sentem orgulho
neste gesto.
O inquérito do Observador Cetelem
2020 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por
base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal
Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74
anos de idade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.