L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”

Pesquisa

Indústria da beleza
L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”
24 de Abril de 2024
L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”
L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”

130 milhões de euros é o valor do impacto positivo de vendas da divisão de luxo do Grupo L´Oréal no primeiro trimestre de 2024. O desempenho faz parte de um mercado global de beleza que se tem mostrado resiliente, mesmo em tempos de crise.


Nuno Saraiva, General Manager da L´Oréal Luxe Portugal, explica que este fenómeno se deve ao “efeito lipstick”. A teoria defende que, em momentos de crise económica, os consumidores tendem a substituir o consumo de bens de luxo mais caros por “pequenos luxos”, como a utilização de batom. Além disso, o uso de cosméticos, sobretudo da maquilhagem, tem um impacto positivo na nossa autoestima.


Talvez por isso, todas as divisões do Grupo L´Oréal tenham registado um crescimento, sobretudo na Europa e nos mercados emergentes, com desempenhos maiores na categoria de Produtos de Grande Consumo e de Dermatological Beauty.


“Somos um player puro no setor da beleza, uma categoria que provou mais uma vez a sua capacidade de crescimento incessante. A nossa abordagem multipolar da beleza – do luxo às massas, do profissional ao dermatológico, em todos os canais, em todos os níveis de preço e em todas as geografias – permite-nos aproveitar todas as oportunidades de crescimento e compensar os pontos temporários de abrandamento”, explica Nicolas Hieronimus, CEO da L´Oréal, em comunicado.


No que toca às tendências de mercado, a L´Oréal identifica o envelhecimento da população como uma das suas prioridades. Em 2050, 48% da população terá acima de 50 anos e 30% terá mais de 60 anos. Tendo em conta que Portugal é um dos países mais envelhecidos, o próprio packaging tem vindo a ajustar-se a esta franja da população, assim como a utilização de novas tecnologias e produtos específicos para esta geração.


Também a área da saúde tem vindo a crescer, sendo considerada a nova beleza. 70% dos consumidores utiliza a beleza para se sentir bem, enquanto 53% usa produtos de beleza para melhorar o seu aspeto.

Basta percebermos que os produtos cosméticos têm vindo a incorporar foto proteção, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores.


Já a sustentabilidade parece ser uma verdadeira exigência social tendo em conta que, em 2025, 40% dos compradores serão eco ativistas. Daí o investimento cada vez maior em produtos com refill, que têm tido uma aceleração no mercado três vezes superior e um crescimento de mais de 50%. Hoje em dia, até a própria maquilhagem já conta com soluções sustentáveis e mais económicas para o consumidor.


Para Portugal estão previstas a chegada de duas novas marcas à divisão de luxo, que deverão ser anunciadas no início do próximo ano.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

L´Oréal Luxe: “Mercado da beleza tem uma particularidade, o efeito lipstick”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile