Newsletter
Pesquisa
A iniciativa é promovida pela LPR – La Palette Rouge, em parceria com a Grande Consumo e integrada na iniciativa A Melhor Loja de Portugal.
O Lidl Portugal, a Worten e a plataforma Too Good To Go são os vencedores da edição de 2025 do Prémio LPR – Retalhista Sustentável do Ano.
De acordo com um comunicado enviado às redações, os vencedores foram selecionados por um júri independente, composto por especialistas do setor, que destacou as práticas inovadoras e consistentes destas três organizações, representativas de diferentes áreas do setor, mas “unidas por um compromisso real com a sustentabilidade, a circularidade e a mitigação dos seus impactos ambientais”.
O Lidl destacou-se pelo seu compromisso estrutural com a sustentabilidade e pela rapidez de implementação de boas práticas internacionais em território nacional. Por sua vez, a Worten foi premiada pelo seu pioneirismo no combate aos resíduos eletrónicos, com uma atuação consistente e de forte impacto social, iniciada antes da legislação nacional. Já a Too Good To Go foi distinguida pela escalabilidade, simplicidade e impacto direto na redução da pegada carbónica no setor alimentar.
Segundo Hugo Silva, Country Manager da LPR Portugal, “o apoio da LPR a este prémio é a expressão do nosso compromisso com a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento”. “Acreditamos que dar visibilidade a quem está a fazer a diferença no terreno é fundamental para acelerar a transição para modelos mais circulares e responsáveis. No nosso caso, a circularidade está no centro do nosso modelo de negócio. O sistema de pooling da LPR permite reutilizar paletes de forma contínua, reduzindo consumos, emissões e resíduos. Faz todo o sentido reconhecermos quem, como o Lidl, a Worten ou a Too Good To Go, está a fazer esse caminho nos seus respetivos setores. São casos de estudo, inspiração e liderança com impacto”, acrescentou ainda.
De notar que este prémio reconhece os projetos mais relevantes e impactantes no domínio da sustentabilidade no retalho, distinguindo os esforços desenvolvidos por retalhistas – de cariz alimentar e não alimentar – na promoção de um futuro mais sustentável. A base de avaliação centrou-se no modo como a sustentabilidade está incorporada na visão e estratégia empresarial.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.