Newsletter
Pesquisa
Na rede social TikTok, a expressão “Lazy Girl Job” (em tradução livre, “emprego para raparigas preguiçosas”) tem sido utilizado por jovens para descreverem empregos com um salário confortável, benefícios razoáveis e um horário de trabalho das 9h às 17h. Os utilizadores sugerem que estes empregos podem ser a solução para a cultura do burnout.
Ao longo dos últimos tempos, e, provavelmente, desde a pandemia de covid-19, que temos assistido a novas tendências no mercado do trabalho. Desde o “The Great Resignation” ao “Quiet Quitting” que empregadores e colaboradores encontram novos termos e conceitos a cada dia. E as redes sociais têm sido as principais impulsionadoras.
Agora, o “Lazy Girl Job” parece ser a nova tendência, e há já quem alerte os líderes para a necessidade de repensarem a forma como tratam os colaboradores.
Mas desengane-se se pensa que este conceito significa que estamos a falar de colaboradores “preguiçosos”, com falta de ambição ou esforço. A tendência está relacionada com eficiência, flexibilidade e criação de limites saudáveis.
A impulsionadora deste conceito, Gabrielle Judge, que faz parte da geração Z, explica, no TikTok, que o termo está ligado a um público feminino porque é esse o seu público-alvo nesta rede social.
Estamos numa era em que as linhas entre o trabalho e a vida se esbateram, e é fundamental que os líderes coloquem o bem-estar e saúde dos colaboradores e das suas famílias acima de tudo o resto. As empresas têm de aprender a adaptar-se e permitir que as suas pessoas tenham sucesso de uma forma mais autónoma e auto-orientada.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.