Newsletter
Pesquisa
A consultora OnStrategy acaba de apresentar os resultados do seu estudo anual de Reputação de Marca em Portugal nos setores de retalho, referentes ao ano consolidado de 2024.
O estudo, desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), consolida a informação referente à dimensão emocional de reputação das marcas, cujos indicadores incluem Relevância, Consideração, Confiança, Admiração, Intenção de Compra, Preferência, Recomendação e Defesa.
Na categoria de “Centros Comerciais”, o Colombo ocupa o primeiro lugar, seguido pelo Norte Shopping e pelo Ubbo. Já no setor de “Retalho de Mercearia”, o Continente é o líder, com o Lidl e o Pingo Doce em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Por sua vez, na categoria de “Retalho Tecnológico/Digital”, o pódio é composto pela Worten, FNAC e Media Markt.
Em “Retalho de Casa e Escritório”, a Ikea é a marca líder, com o Leroy Merlin e o Gato Preto a ocuparem as seguintes posições. No “Retalho Desportivo”, as principais empresas são a Decathlon, Sportzone e Adidas. Já no setor de “Saúde e Bem-Estar,” as mais notáveis são a Farmácia Portuguesa, Wells e Celeiro.
No segmento de “Restaurantes”, o McDonald's ocupa a liderança, seguido pela Santini e pela Padaria Portuguesa. O setor do “Retalho de Roupa/Têxtil”, a Zara é a marca que comanda, com a Levi’s e a Timberland logo atrás. Por fim, na categoria “Outros”, a Perfumes & Companhia está no topo, com a Bertrand e a Papelaria Fernandes em segundo e terceiro lugares.
De notar que as marcas foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos “que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social”, refere a nota de imprensa enviada às redações.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.