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A Izidoro, marca alimentar, lançou uma campanha em parceria com o Manicómio, espaço de criação artística que cruza arte, saúde mental e direitos humanos. Chama-se “Izidoro O Mentalista” e pretende desmistificar os tabus associados à saúde e à doença mental.
Estima-se que um em cada quatro portugueses enfrente, ou venha a enfrentar, uma doença mental ao longo da vida. Os dados são do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Nova de Lisboa, de 2013. Mas este tema continua a ser um tabu na sociedade.
A campanha foi desenvolvida pela The Agência, a agência criativa do Manicómio, e utiliza frases impactantes como: “Fazer terapia é um orgulho”, “A doença mental não te define como pessoa”, “O burnout é um sinal para mudares de vida” ou “Sentir medo é normal”. Através destas mensagens, a campanha procura promover uma visão positiva e descomplicada do tema, despida de preconceitos.
A campanha “Izidoro O Mentalista” estará presente em vários canais, com destaque para os oito frascos exclusivos da marca disponíveis em supermercados de todo o país. No digital, inclui uma landing page com informações sobre saúde mental e recursos práticos, como conselhos para apoiar quem enfrenta dificuldades psicológicas. A campanha será ainda promovida por influenciadores e embaixadores, e estará visível em publicidade exterior e nas laterais e traseiras de autocarros em Lisboa e no Porto, sendo complementada por produtos de merchandising no site do Manicómio. A campanha estará disponível a partir de 2 de outubro, mês dedicado à sensibilização para a saúde mental.
“Esta campanha insere-se nos pilares de responsabilidade social e bem-estar que a marca tem vindo a promover de forma consistente ao longo dos últimos anos. […] Foi neste contexto que a marca, reconhecendo a saúde mental como uma prioridade criou, em parceria com a associação Manicómio, a campanha 'Izidoro O Mentalista', para inspirar as pessoas a falarem abertamente sobre saúde e doença mental”, afirma Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva.
"Dessa colaboração, surgiu uma campanha com frases simples e impactantes, que ajudam a desmistificar este tema tão importante. Sendo uma marca democrática, consumida por todos, os frascos funcionam como um elemento de guerrilha, que chega a casa e à mente dos portugueses sem tabus e julgamentos”, acrescenta Inês Silva, brand manager da Izidoro.
“Estou em crer que, pela primeira vez, uma marca portuguesa da indústria alimentar aposta numa iniciativa deste género. Esta parceria entre a Izidoro e o Manicómio foi uma surpresa para nós, por vermos uma marca a querer arriscar numa nova abordagem e formatos para falar sobre saúde mental”, conclui Catarina Gomes, diretora do Manicómio.
Além da comunicação, a Izidoro vai realizar um donativo ao projeto Consultas sem Paredes, uma iniciativa do Manicómio que oferece consultas de saúde mental em espaços públicos, promovendo a inclusão social e o acesso facilitado ao tratamento.
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