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O 3º Relatório Global de Consumo MARCO 2024 revela opiniões e sentimentos contraditórios em relação à IA. Se, por um lado, há o receio de perder o emprego, por outro, há a antecipação de uma vida mais fácil.
Portugal destaca-se como o país onde os inquiridos expressaram um maior nível de preocupação (78%) sobre a possibilidade de a IA criar preconceitos e outros comportamentos de risco. Paralelamente, 74% dos inquiridos nacionais acreditam que a Inteligência Artificial vai substituir trabalhos e 60% consideram ser uma ameaça à humanidade. Ainda assim, ao mesmo tempo, a maioria (72%) mostra-se confiante de que a IA irá facilitar a vida.
Já no que diz respeito à aplicação da IA nos diversos setores socioeconómicos, apenas 17% dos portugueses sabem que pode também ser utilizada na agricultura, em comparação com os 68% que sabem que pode ser utilizada na escrita de textos e criação de conteúdos.
E é precisamente na escrita de textos, sobretudo de notícias, que os portugueses estão mais preocupados. 84% dos inquiridos acreditam que com a IA o perigo de difusão de notícias falsas aumenta e mais de metade (60%) afirma que não confia em notícias que foram escritas recorrendo a inteligência artificial.
A nível global, o cenário é muito semelhante. Uma média 72% dos participantes no inquérito a nível global receia que a Inteligência Artificial possa vir a substituir trabalhos nas mais diversas áreas económicas, uma lista onde Portugal aparece em terceiro lugar, apenas atrás da África do Sul, Espanha e México, e a par do Reino Unido.
Apesar das preocupações, a maioria dos inquiridos (68%) a nível global continua otimista quanto ao potencial da IA para simplificar e melhorar as suas vidas. Em particular os brasileiros, que encabeçam a lista (87%) dos mais otimistas. Já os americanos demonstram ser os mais cautelosos (57%).
“Embora a IA possa parecer assustadora, a chave está na educação e na consciencialização. Compreender a tecnologia e as suas implicações dá poder aos indivíduos e ajuda a desmistificar o medo que rodeia a IA. À medida que avançamos, a promoção de uma cultura de educação será fundamental para abraçar as oportunidades que a IA apresenta para melhorar as nossas vidas”, destaca Didier Lagae, cofundador da MARCO.
O inquérito foi realizado de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, com uma amostra total de 7.300 consumidores, de 11 países - Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA.
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